quarta-feira, 21 de outubro de 2015

UNIDADE DE SAÚDE JOSÉ LEÔNCIO REALIZA ATIVIDADES EM COMEMORAÇÃO AO OUTUBRO ROSA


As ações de prevenção ao câncer de mama estão mobilizando as unidades de saúde de Tarauacá com diversas iniciativas com o intuito de sensibilizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce da doença. Na manhã desta quarta-feira (21) a campanha foi aberta com atividades na Unidade de Saúde José Leôncio, localizada no bairro do Copacabana, realizando ações de prevenção, sorteios de brindes e café da manhã para as mulheres da comunidade.


Estiveram presente o secretário municipal de Saúde, Carlos Tadeu Tadeu, a coordenadora de políticas para as mulheres, Yonara Machado , a diretoria da Unidade de Saúde e comunidade em geral.


O prefeito e médico Rodrigo Damasceno ministrou palestras de prevenção do câncer de mama, fatores de risco e garantia de direitos ao tratamento. A comunidade também foi orientada acerca dos riscos e sintomas da doença e sobre alimentação saudável como uma das principais formas de prevenir a doença pela a equipe da UBS.


Rodrigo Damasceno destacou a importância de campanhas que mobilizam mulheres e homens do mundo inteiro para demonstrar a eficácia da prevenção com a saúde. Ele acrescenta que quando a mulher se cuida, ela cuida de sua família e daqueles que a ama.


Na ocasião também foram agendadas consultas clínicas.  “Tivemos a participação do prefeito, secretários e de toda a equipe multidisciplinar, funcionários da unidade, conselho gestor e de toda a comunidade que atendeu ao nosso chamado. Fico muito feliz por podermos fazer algo bom para tantas mulheres. Durante todo esse mês ainda teremos mais atividades educativas e de prevenção”, afirmou Yonara Machado, coordenadora municipal de Políticas para as Mulheres.


Segundo o secretário de Saúde Carlos Tadeu durante este mês de Outubro, vão intensificar suas ações com palestras educativas e programações de auto-estima. “A prevenção do câncer é uma luta diária, mas no mês de outubro é mais intensificado, pois todo mundo está voltado para a campanha. O objetivo é chamar a atenção da sociedade para a importância do diagnostico precoce”, ressalta o secretário.



Câncer de mama

Esse o é tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo mundo. É a segunda causa de morte por câncer nos países desenvolvidos, atrás somente do câncer de pulmão. Embora a hereditariedade seja responsável por apenas 10% do total de casos, mulheres com história familiar de câncer de mama, especialmente se uma ou mais parentes de primeiro graus (mão ou irmãs) forem acometidas antes dos 50 anos, apresentam maior risco de desenvolver a doença. Alguns são os fatores de risco para desenvolver o câncer de mama, tais como envelhecimento, histórico familiar, consumo de álcool, excesso de peso, sedentarismo. As formas mais eficazes para detecção precoce do câncer de mama são o exame clínico e a mamografia.

ASSECOM TARAUACÁ

Nenhum comentário:

Postar um comentário