quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

BARCO HOSPITALAR DA PREFEITURA INICIA VIAGEM PARA LEVAR SAÚDE DE QUALIDADE AOS RIBEIRINHOS DO ALTO TARAUACÁ


Cerca de 3 mil ribeirinhos do Alto Tarauacá devem ser atendidos pelo Barco Hospitalar da Secretaria Municipal de Saúde Pe. Humbert Grossheim, que partiu na manhã desta quinta-feira (14) do Porto do Mercado, em Tarauacá. O destino é a comunidade Tamandaré divisa com o município de Jordão, onde a equipe de saúde vai dar início aos atendimentos da 3° Ação Itinerante de Saúde e Cidadania nas comunidades Ribeirinhas, realizadas pela a Prefeitura de Tarauacá, inseridas no programa “A Prefeitura e a Comunidade”.

Os ribeirinhos terão acesso aos serviços de Odontologia, com restauração, limpeza e implantação de prótese dentária, consultas de enfermagem, exames preventivos, vacinas e testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C, curativos, orientações a saúde, entrega de medicamentos, acompanhamento do Bolsa família, orientações educacionais, além do alistamento militar. Partiram 30 profissionais da saúde, tripulação e profissionais dos serviços de apoio. Serão 15 dias de atendimento ininterruptos às comunidades, com a meta de atender 3 mil moradores da região do Alto Rio Tarauacá.


O prefeito e médico Rodrigo Damasceno, se integrará a equipe no próximo sábado, 16, acompanhado do vice Chagas Batista e do secretário de saúde, Carlos Tadeu para fiscalizar de perto a ação e realizar diversas consultas médicas, além de ouvir as demandas das comunidades.


“A orientação do prefeito Rodrigo Damasceno é de levar os serviços de cidadania e saúde do Governo a todas as pessoas. A nossa missão é gerar oportunidades aos nossos irmãos ribeirinhos”, disse o secretário de saúde, Carlos Tadeu.


O prefeito Rodrigo Damasceno acredita que o modelo de atendimento aos ribeirinhos implantado a partir de 2013, em Tarauacá, só alcançou êxito graças a persistência de sua equipe. “Esta dedicação foi essencial para o projeto se tornar referência e ser aplicado nas demais regiões do Estado, que mesmo diante da crise, o barco de saúde hospitalar está partindo para mais uma missão:  levar saúde de qualidade aos que mais precisam”, enfatiza.

Segundo Rodrigo, o projeto “A Prefeitura e a Comunidade” supriu as necessidades dos trabalhadores rurais, que teriam sido praticamente esquecidos em administrações anteriores, inclusive os indígenas quem não tinham o direito de serem atendidos, hoje, todas as comunidades indígenas receberam atendimento do barco hospitalar.


“Criamos uma equipe de saúde que percorre os rios, ramais, igarapés e aldeias indígenas levando atendimento a todas as comunidades da zona rural há três anos”.


CONFIRA ABAIXO O CRONOGRAMA DE PONTOS DE ATENDIMENTOS NAS COMUNIDADES RIBEIRINHAS


SAÍDA NO DIA 13 DE JANEIRO E CHEGADA AO DIA 27 DE JANEIRO 2016.

                PONTO DE ATENDIMENTO NA COMUNIDADE do TAMANDARÉ
17/ janeiro – Tamandaré Veneza São Luiz, Atenas e Palestina. 
PONTO DE ATENDIMENTO NA COMUNIDADE DO SUMARÉ
18/ Janeiro – Sumaré e outras Comunidades
           PONTO DE ATENDIMENTO NA COMUNIDADE UNIÃO
19/ Janeiro – União – Paquetá.
PONTO DE ATENDIMENTO NA COMUNIDADE APUANà    
20/ Janeiro – Apuanã – Apuanã.     
       PONTO ATENDIMENTO NA COMUNIDADE AMÉRICA
21/ Janeiro – América Olinda e Parte da Santa Luzia.     
PONTO DE ATENDIMENTO NA ALDEIA AGUA VIVA
22/ Janeiro – Aldeia Água Viva – outras Aldeias vizinhas.
       PONTO ATENDIMENTO NA COMUNIDADE MINAS
 23/ Janeiro – Minas Santa Luzia, Cachoeira. 
       PONTO ATENDIMENTO NA COMUNIDADE APUDIR
24/ Janeiro – Apudir Penedo, Marona e Apudir. 
       PONTO ATENDIMENTO NA COMUNIDADE JOACIR
25/ Janeiro – Joacir Joacir, Zumbir, Maceió e Volta Grande. 
       PONTO ATENDIMENTO NACOMUNIDADE SACADO
26/ Janeiro – Sacado Sacado, Estirão da Cruz e Abacate. 
PONTO ATENDIMENTO NACOMUNIDADE ESTIRÃO DA CRUZ
27/ Janeiro – Estirão da Cruz – Estirão da Cruz e Abacate e Suíço. 


Assecom Tarauacá

Nenhum comentário:

Postar um comentário