segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

FAMÍLIAS RIBEIRINHAS DO MINAS, APUDIR E ALDEIA ÁGUA VIVA SÃO BENEFICIADAS COM AÇÕES DE SAÚDE E CIDADANIA DO BARCO HOSPITALAR


ALDEIA ÁGUA VIVA


Na Aldeia Água Viva moram mais de 400 índios da etnia Kaxinawá. O percurso até o local só é possível pelo rio. Na manhã de sexta-feira, 22, os indígenas receberam os profissionais, entre médicos, dentistas, assistente social, psicólogo, secretários e assessores municipais, levados com os serviços de saúde e cidadania da Unidade Móvel Fluvial de Saúde, Pe. Humbert Grossheim. Quem fez questão de participar da ação foi o prefeito e médico, Rodrigo Damasceno, acompanhado do vice Chagas Batista e dos vereadores José Sidenir e Cacique Nasso.


O mutirão de atendimento médico nas comunidades ribeirinhas do Alto rio Tarauacá é feito na Unidade Fluvial de Saúde da Prefeitura de Tarauacá, em parceria com o Governo e prossegue até o dia 27 de Abril, com encerramento na comunidade Estirão da Cruz. Assim como acontece desde o inicio da atual gestão, esta está sendo o terceiro ano consecutivo que serviços de saúde, cidadania e esporte com toda esta estrutura é oferecido na comunidade, pela a Prefeitura de Tarauacá.


No período da tarde a Prefeitura de Tarauacá, realizou o Campeonato de Futebol na Aldeia Indígena Água Viva.



COMUNIDADE MINAS


No sábado, 23, a embarcação chegou a comunidade do Minas e adjacentes, o atendimento durou todo o dia e foi realizado na Igreja de Madureira, onde teve a presença muito grande da comunidade e também do deputado federal, Sibá Machado, do Secretário Estadual de Direitos Humanos, Nilson Mourão, secretário de Educação, Carlos Gomes, secretário de promoção social, Antônio Araújo e da vereadora Maria que fizeram questão de participar da ação em todas as comunidades inseridas no cronograma da Unidade Móvel Fluvial,com o reforço da lancha da Secretaria de Promoção Social, com os serviços de Consultas Psicológicas, Acompanhamento e Cadastramento do Bolsa Família, Entrega de Benefícios, dentre outros atendimentos sociais.

                                     

“Queremos desde já agradecer e parabenizar todo o empenho e apoio do prefeito, do vice, dos secretários, assessores, profissionais em saúde, ação social, por essas ações, pois é uma maneira de oferecer e dar oportunidade aos que precisam. O prefeito Rodrigo está de parabéns”, finalizou a vereadora, Maria José.


“Fico feliz em ver todos os moradores e produtores dessa e das demais comunidades serem beneficiadas com essas ações que estão sendo desenvolvidas pelas equipes da secretarias municipais de saúde e ação social”, concluiu o líder do governo, José Sidenir.


“Parcerias fazem o sucesso desta ação”, diz o deputado federal Sibá Machado.

Para o deputado federal, Sibá Machado que destinou mais de R$ 2 milhões de reais em emendas para o nosso município  o sucesso das ações realizadas nas comunidade ribeirinhas é fruto da parceria da Prefeitura com Governo do Estado, Federal e parlamentares.


“Nossa administração tem buscado fazer uma gestão próxima da população, trazendo os serviços de saúde e atendimento social até as comunidades. Isso ameniza até os gastos que os agricultores teriam que fazer com passagens. Este projeto veio para trazer mais saúde e cidadania aos moradores das localidades mais distantes”, disse o prefeito e médico Rodrigo Damasceno sobre as ações da Unidade Fluvial de Saúde, que vem atuando de forma positiva em relação à população ribeirinhas de Tarauacá, e, que não tem medido esforços para levar cidadania às comunidades mais distantes.


COMUNIDADE APUDIR

Já no domingo, 24, a Unidade Móvel de Saúde beneficiou as comunidades do Apudir, Pacujá, Penedo e Marona. O vereador Manoel Monteiro se integrou a equipe e foi recepcionado com muito carinhos pelas as famílias ribeirinhas.


Para a produtora Luzia de Souza, moradora da Comunidade Pacujá, receber depois de anos de espera, o cartão do Bolsa Família é uma alegria imensurável, além da consulta médica. “Não precisamos mais ir até a cidade em busca de assistência médica. Participou meu esposo, meus cinco filhos e meus netos. Sair daqui até a cidade é muito dificultoso, mas graças às ações de saúde na zona rural minha família recebeu assistência médica aqui na comunidade, além de receber o meu benefício que há mais de quatro anos esperava”, revelou a comunitária.


“É um conjunto de ações que leva saúde e cidadania e a gente fica feliz em saber que está tendo uma resposta da população, porque a comunidade aqui do Alto Rio Tarauacá está comparecendo de forma maciça e isso é muito bom”, destacou o vice-prefeito, Chagas Batista.


Atendimento Social

O QUE ELES DISSERAM:


De acordo com o Secretário de Assistência Social, Antônio Araújo, os moradores da Zona Rural precisam ter uma assistência especial. “Nas comunidades do Rio Tarauacá, os atendimentos realizados superou nossas expectativas, e os moradores desta região estão dentro dos critérios das assistências. É muito gratificante estar nestas comunidades, ser bem recebido e levar atendimentos para essas pessoas que tanto precisam. Essa é a maior recompensa”, comentou o secretário.


“Nosso trabalho é levar serviços de Educação, agregado a saúde e cidadania até as comunidades mais distantes e também facilitar o acesso do pacientes na rede pública. Não importam as dificuldades que tenhamos que enfrentar para chegar até essas populações”, explicou o secretário de Educação, Carlos Gomes.

Assecom Tarauacá

Nenhum comentário:

Postar um comentário