Depois de muita reclamação da população em relação à qualidade do asfalto da Rua João de Paiva, nesta terça feira (4/01), o prefeito em exercício Chagas Batista, convidou técnicos e engenheiros do DERACRE para prestarem informações a respeito da qualidade da massa asfáltica que foi usinada na cidade de Feijó para pavimentação de algumas ruas em Tarauacá, especialmente a Rua João de Paiva onde durante o verão, a camada asfalto soltava muita areia e no inverno a massa preta que soltou do asfalto, virou lama. O material não agregou a qualidade necessária para a consistência do serviço.
Primeiro foi realizada uma reunião no gabinete do prefeito com as presenças dos Senhores Edicélio Firmino, engenheiro do Deracre, Claudio Roberto, engenheiro da prefeitura, Manoel Célio, Secretário Municipal de Obras, José de Souza, Gerente de Obras da MSM Pedra Norte. em seguida, foram visitar uma das ruas asfaltadas. Após a conversa, os técnicos apontaram as três possíveis hipóteses que podem ter causado problema na pavimentação.
1. Adulteração do CAP por ter sido transportado em veículo que havia transportado outro produto (RR). Implica em investigação;
2. O CAP pode ter sofrido outro tipo de adulteração durante o transporte;
3. Erro de dosagem dos produtos que compõem a massa asfáltica;
CIMENTOS ASFÁLTICOS DE PETRÓLEO (CAPs)
A obtenção de asfalto é realizada através da destilação de tipos específicos de petróleo, na qual as frações leves (gasolina, diesel e querosene) são retiradas no refino. O produto resultante deste processo passa a ser chamado de Cimento Asfáltico de Petróleo (CAP).
O CAP é um material termossensível utilizado principalmente para aplicação em trabalhos de pavimentação, pois, além de suas propriedades aglutinantes e impermeabilizantes, possui características de flexibilidade e alta resistência à ação da maioria dos ácidos inorgânicos, sais e álcalis. Em suas aplicações, o CAP deve ser homogêneo e estar livre de água, e para que sua utilização seja adequada, recomenda-se o conhecimento prévio da curva de viscosidade/temperatura.
O CAP é aplicado em misturas a quente, tais como pré-misturados, areia-asfalto e concreto asfáltico; recomenda-se o uso dos 30/45, 50/70 e 85/100, com teor de asfalto de acordo com o projeto respectivo.
O cimento asfáltico pode ser encontrado em diversos graus de penetração, de acordo com sua consistência. Os CAP's que são produzidos e comercializados no Brasil seguem a classificação por penetração.
Por Accioly Gomes
http://acciolytk.blogspot.com.br/
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