terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

PREFEITO CHAGAS BATISTA REÚNE LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS PARA TRATAR DA MOBILIZAÇÃO DO TRABALHO DE COMBATE AO AEDES AEGYPTI


O governo federal escolheu o último sábado, 13/02, como o dia de mobilização contra o mosquito Aedes aegypti, que foi realizado simultaneamente em 350 cidades do país, com participação de 220 mil militares das Forças Armadas. 

No Acre, a campanha foi lançada na Praça da Juventude da Cidade Nova, pelo ministro da Cultura, Juca Ferreira, acompanhado do governador Tião Viana e do prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, numa demonstração de união e esforços contra o transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.


O Acre tem apresentado dados expressivos no combate ao mosquito. Só nos casos de dengue a redução nas notificações é de 70%, caindo de 3.374 casos no ano passado para 1.321 no mesmo período de 3 a 30 de janeiro. O Estado ainda não tem registro de casos de febre chikungunya e do vírus Zika confirmados, mas as notificações da chikungunya chegam a 80 casos e do zika a 100 desde dezembro do ano passado.

A Prefeitura de Tarauacá vai comandar um mutirão de limpeza e mais uma série de ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da DENGUE, CHIKUGUNYA E ZICA VÍRUS. O Brasil inteiro está se mobilizando contra o mosquito que ameaça a saúde da população mundial. 

A informação foi passada na tarde de desta segunda feira, pelo prefeito em exercício, Chagas Batista, numa reunião com a participação de todos os Secretários Municipais, assessores e também os presidentes de Associações de Moradores do município. O vereador Manoel Monteiro também estava presente na reunião.

“Estamos fazendo esse chamamento para enfrentar essa situação que o país inteiro está passando em relação ao mosquito Aedes aegypti, pois a prevenção é o melhor caminho. Além do envolvimento conjunto dos poderes públicos, a população também está aderindo a essa mobilização e só teremos o resultado esperado se houver a participação de todos”, afirmou o prefeito em exercício, Chagas Batista.

A Campanha será lançada no dia 7 de março com a presença do Exército Brasileiro, deverá envolver os poderes públicos, a sociedade civil organizada e a população e consistirá em ações de limpeza dos bairros, distribuição de material informativo, visita a todas as residências e eliminação de possíveis criadouros do mosquito.


Para a presidente do bairro da Praia, Rosa Dourado, esse trabalho integrado de vários órgãos é fundamental para a conscientização da população. “É necessário que se faça cada vez mais esforços concentrados como este, pois é mais uma oportunidade que temos de aprender como podemos nos proteger e ainda denunciar os focos desse mosquito que pode nos transmitir tantas doenças”, disse

Em Tarauacá já existem os mosquitos e os mesmos ainda não foram infectados. Portanto, ainda não houve registro infecção das doenças pelo Aedes Egypt.

Com informações do Blog do Accioly


Nenhum comentário:

Postar um comentário