terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

PREFEITO RODRIGO DAMASCENO EMPOSSA NOVOS GESTORES ESCOLARES

Posse dos novos Gestores Escolares da Rede Municipal

O prefeito de Tarauacá, Rodrigo Damasceno, empossou na noite desta segunda-feira, 01, na sala de sessões da câmara de vereadores, os novos Gestores Escolares eleitos para o quadriênio 2016/2019.

O ato contou com a presença do secretário de educação, Carlos Gomes, do vice-prefeito Chagas Batista, da coordenadora do Núcleo de Estado de Educação, professora Francisca Aragão, do presidente do Sinteac, Eurico Paz, da coordenadora do PARFOR, Leila Oliveira, parlamentares da base governista e de oposição, além de um grande público.

A solenidade incluiu a Premiação de Gestão Escolar e certificação de Honra ao Mérito aos ex-gestores que prestaram relevantes trabalhos no processo de ensino-aprendizagem. Os ex- gestores Lauro Benigno, Elmira Daniel, Eucilardes Mesquita, José Leite e Jorge Aragão foram homenageados.

O prefeito Rodrigo destacou a forma democrática de escolha dos gestoresescolares e enfatizou o empenho dos educadores do município. "A eleição dos gestores aconteceu de forma democrática, sem interferência da prefeitura na escolha da comunidade escolar”, assegurou.


"Esses profissionais enfrentaram um processo democrático para serem eleitos, graças a uma Lei de Gestão elaborada em conjunto entre a secretaria de educação e a prefeitura, com a colaboração dos nossos vereadores que não mediram esforços para analisar e aprovar esta nova Lei que traz grandes avanços no campo educacional para o município", pontuou o secretário Carlos Gomes. 

Os gestores foram eleitos através de votação direta da comunidade escolar, realizado em dezembro do ano passado com participação democrática de professores, técnicos, estudantes e pais de alunos matriculados na rede municipal.

A renovação na gestão escolar foi de 90%. Esse índice pode ser atribuído, em parte, à mudança nas regras para eleição de gestores a partir da Lei Municipal que regulamenta o pleito, aprovada e sancionada em 2015.

A principal mudança trazida pela Lei foi o limite do número de mandatos consecutivos, regulamentando o processo de reeleição. A partir de 2015 só é permitida a eleição para dois mandatos consecutivos.

Vereador Manoel Monteiro

"A educação de Tarauacá tem sido conduzida com a maior atenção dispensada pela atual gestão municipal que ganhou a confiança da comunidade escolar, bem como da sociedade tarauacaense, em razão do desenvolvimento que vem acontecendo através dos investimentos, tanto na ampliação da rede física quanto na contratação e formação de professores", salientou o vereador Manoel Monteiro. 

Professora Francisca Aragão - Coordenadora do Núcleo de Educação

“A dedicação, o compromisso e a coragem do secretário Carlos Gomes está gerando grandes resultados na educação municipal. É um jovem esforçado e tem muito a colaborar para o crescimento do ensino. E para os novos diretores; que possam fazer “uma educação para todos” de forma justa, e que lá na escola, você plante muita compreensão e muita coerência. Aos diretores que cumpriram sua tarefa, a nossa profunda gratidão pelo trabalho desenvolvido”, enfatiza a professora Francisca Aragão. 

Vice-prefeito Chagas Batista

“Educação é uma tarefa de todos, e é assim que a gente constrói uma educação para todos. Hoje é um dia especial pra todos nós e eu estou muito confiante na proposta do secretário Carlos Souza que não está apenas assumindo com um novo secretário, ele tem um proposta de remodelar a educação rural, reestruturar a educação municipal e já demonstrou todo esse cuidado, essa competência em organizar a educação. Claro que ele está fazendo isso com todo apoio do prefeito Rodrigo. Quero dizer que estou muito otimista em relação à educação e em relação ao futuro de Tarauacá e parabenizar a todos os gestores eleitos democraticamente e dizer que o prefeito e o secretário estarão de braços abertos para receber a todos”, relatou o vice-prefeito chagas Batista. 

Carlos Gomes, Secretário Municipal de Educação

“Num momento como esse, Tarauacá está de parabéns, a educação municipal está de parabéns porque estamos consolidando esse processo democrático. Tivemos uma grande luta para elaborar essa Lei de Gestão e aprová-la e hoje consolidar com a nomeação e a posse dos gestores e nessa oportunidade também, ficamos felizes em poder entregar o Prêmio de Gestão para as escolas do município que conquistaram uma posição privilegiada nessa disputa, onde a escola Adelmar de Oliveira conseguiu o 4º lugar no ranking estadual, a única municipal que conseguiu se classificar entre as 10 em todo o Estado. É uma honra para nós da administração participar juntos com todos os novos gestores, nossos parlamentares desse momento tão significante”, ressaltou o secretário Carlos.

Prefeito Rodrigo Damasceno

“Diretor eleito existe em poucos municípios do Brasil inteiro e Tarauacá faz parte desse seleto grupo que faz eleição e cobra na eleição também a participação democrática e a unidade de participação de todo se que foi reflexo nesse processo eleitoral onde a gente teve igualdade de participação e agora a gente espera que tenha gestões equilibradas e eficientes como merecem as nossas escolas. Uma bandeira que nós levantamos nesse processo eleitoral foi a de realizar concurso público, que é a oferta mais democrática que gente pode oferecer para se ter acesso à gestão municipal. Foram 90 professores contratados e quase 100 funcionários de apoio e, ainda nesse ano, queremos lançar o concurso da saúde, para assim fechar o grande formato de oportunidade democrática pra toda nossa população. Estamos animados e acreditamos sim, que trabalhando juntos, a gente pode tornar a cidade cada vez melhor”, destacou o prefeito Rodrigo Damasceno. 

Alex Bispo, Gestor da escola Alcilene Calixto

Elmira, ex-gestora da escola Rilza, vice prefeito Chagas Batista

Professor Nonato Damasceno, Gestor da escola Adelmar de Oliveira
Jorge Aragão, ex-gestor da escola Almirante Barroso - Eurico Paz, Pres. SINTEAC

Francisco Sena, ex-gestor da escola Eduardo dos Santos 

Lauro Benigno, Ex-gestor da escola José Augusto - Vereador Mirabor Leite
Nonato Damasceno e vereador Valdor do Ó

Vereadora Janaína Furtado e Elmira Daniel
Aderlândio, Gestor da escola José Augusto, prefeito Rodrigo

Elivan Dias, Gestor da 15 de Junho e Francisco Souza

Valter Júnior, Gestor da escola Valdina Torquato e o vice prefeito Batista
Vereador Manoel Monteiro, Áurea Oliveira, Gestora da escola Rilza e prefeito Rodrigo

Secretário Carlos Gomes e Aderlândio França
Assecom SEME

Nenhum comentário:

Postar um comentário