Secretário de Educação Romário Costa
Nesta segunda-feira, 27/05, O Secretário Municipal de Educação Interino, Romário Costa, que foi designado pelo o prefeito para responder pela pasta, concedeu uma entrevista ao blog do Accioly.
Francisco Romário de Oliveira Costa, 22 anos, tarauacaense, é formado em filosofia pela Universidade Federal do Acre, foi um dos coordenadores de campanha da Frente Popular de Tarauacá. Quando assumiu, o Prefeito Rodrigo o nomeou como Chefe de Gabinete. Com os problemas apresentados na Secretaria Municipal de Educação que culminaram com a saída da Professora Luciene Calixto, Rodrigo escalou Romário para responder interinamente pela pasta até a escolha de um outro nome.
O secretário fala sobre os principais problemas encontrados na secretaria, das ações desenvolvidas no sentido de solucioná-las.
blog do Accioly: As pessoas comentam que o senhor não tem habilitação técnica para assumir a pasta da secretária de Educação. Como encara essa situação?
Romário Costa: A Secretária do ponto de vista pedagógico está se desenvolvendo em perfeita ordem de suas obrigações, haja vista, a notória competência da equipe que compõe o nosso corpo técnico. Contudo, por conta dos recentes episódios que culminaram com a saída da secretaria Luciene Calixto “Lula”, o órgão encontrava-se com problemas de gestão, sobretudo na esfera pessoal e de logística. Sou graduado em filosofia, tenho curso técnico na aérea de gestão administrativa e sou gestor concursado do Governo do Estado, portanto, me sinto apto a desenvolver as atividades necessárias ao restabelecimento da normalidade administrativa da SEME, não se podendo duvidas dos resultados já obtidos, o que confirma minha compreensão acerca dos problemas ora relatados.
blog do Accioly: Entre os problemas encontrados na secretaria, quais o senhor considera os mais importantes?
Romário Costa: Problemas com sub lotação, acumulação ilegal de cargos, adequação de carga horária, licenças médicas ilegais, haja vista que aqui em Tarauacá não existe junta médica que possa comprovar o atestado, entre outros.
blog do Accioly: Que medidas estão sendo adotadas para que a gestão da secretaria esteja pelo menos próximo daquilo que o senhor considera tolerável?
Romário Costa: Desde gestão da ex-secretária Lula, a administração identificou três problemas no tocante gestão pessoal, financeira e lotação. Estamos dando sequência ao trabalho iniciado na gestão da ex-secretária, adequando o quadro a partir da instrução normativa 01/2009, que regula a administração de pessoas nos setores. Passando essa fase, trabalharemos na gestão financeira e administrativa.
blog do Accioly: Existe algum projeto em vista que possa ser desenvolvido na SEME, para melhorar a educação do município?
Romário Costa: Sim. O prefeito Rodrigo pensa em lançar uma série de programa voltados para melhoria da Educação do Município. Para que possamos erradicar o analfabetismo que, ainda existe em nossa cidade. Na próxima sexta-feira, o prefeito lançará um grande projeto, idealizado “Abraço pela Educação de jovens e adultos” que vai estimular o aluno da EJA (Educação Jovens e Adultos) a estudar mais, obter melhores rendimento e ter maior assiduidade nas aulas.
blog do Accioly: Como o senhor avalia a experiência de realizar uma Conferência Intermunicipal entre Tarauacá e Feijó?
Romário Costa: Foi uma experiência muito rica visando a integração dos dois municípios em debater as questões relacionadas à educação, elaborando propostas que levaremos para o debate no âmbito estatual. Os municípios enfrentam problemas semelhantes e nada melhor do que unir forças para enfrentá-los.
blog do Accioly: Uma mensagem final para a população, secretário.
Romário Costa: Trabalhamos diariamente e com firmeza por acreditarmos que através da educação podemos transformar a nossa sociedade. Contamos com a compreensão da população para o desenvolvimento de nossas políticas educacionais nesse novo tempo que se estabelece em Tarauacá através da gestão do Prefeito Rodrigo Damasceno.
Fonte: Blog do Accioly
Nenhum comentário:
Postar um comentário