terça-feira, 13 de maio de 2014

UNIDADE MÓVEL DE SAÚDE REALIZA MAIS DE 6 MIL ATENDIMENTOS ÀS COMUNIDADES DO BAIXO RIO TARAUACÁ


FORAM REALIZADOS 8 PONTOS DE ATENDIMENTOS DE SAÚDE E CIDADANIA ITINERANTE

Durante oito dias uma equipe de 30 profissionais da Secretaria de Saúde do Município de Tarauacá, levou serviços de cidadania e saúde, desta vez, foram beneficiadas todas as comunidades ribeirinhas do Baixo Tarauacá. 


A missão se encerrou no domingo e teve como resultado mais de 6 mil procedimentos com serviços de Odontologia,com restauração e implantação de prótese dentária, consultas de enfermagem, exames preventivos, Vacinas em geral, testagens rápidas em HIV, Sífilis, Hepatite B e C, curativos, orientações á saúde,entrega de medicamentos, acompanhamento do bolsa família, orientações educacionais, emissão de carteira de identidade e título de eleitor, entre outros.


A unidade móvel de Saúde com enfermeiros, auxiliares, dentistas e os servidores do Estado para emissão de título de eleitor e carteira de identidade, além de uma grande diversidade deo medicamento e todo material de trabalho para atender a demandas,a Unidade seguiu para o Baixo Tarauacá no dia 03 deste mês (sábado) e retornaram no último domingo (10). Nesse período a equipe realizou atendimento nas comunidades Brisa, Cujubim, Macocal, Arati,Belo Horizonte, Arati de cima,Perseverança, Acaraú, Ilha da Fé,Quixadá Tabóca, Gurguéia e Socó.


O prefeito e médico Rodrigo Damasceno, participou de todos os atendimentos, desde a Brisa passando pelo Arati, belo Horizonte, Perseverança, Taboca, Esperança e finalizando no Socó. Também estiveram presentes o secretário de saúde, Carlos Tadeu, acompanhados dos vereadores José Sidenir e Marlindo Pinheiro.


“É com muito prazer que realizamos esse trabalho direto nas comunidades, pois sabemos que os serviços de saúde aqui se tornam de difícil acesso. Conhecemos de perto as necessidades da população e fazemos de tudo para amenizá-las”, ressaltou o secretário de saúde, Carlos Tadeu. 

COMUNIDADE TABÓCA


Durante a quinta-feira, 08 a Unidade Móvel de Saúde realizou atendimento na Comunidade Taboca, abrangendo também a comunidade da Gurguéia.Este projeto da Unidade Móvel Fluvial de Saúde, da prefeitura de Tarauacá foi implantado na atual administração municipal, que realizou com muito sucesso atendimentos às comunidades ribeirinhas, do Alto Tarauacá, realizou também um recorde de atendimento no Rio Murú e agora, finalizando com os ribeirinhos do Baixo Tarauacá, todos estes atendimentos são utilizados como estratégia para ampliar o acesso da população à saúde pública e cidadania.



Segundo Rodrigo Damasceno, o projeto supriu as necessidades dos trabalhadores rurais, que teriam sido praticamente esquecidos em administrações anteriores. “Criamos uma equipe de saúde que percorre os principais rios, levando atendimento a todas as comunidades ribeirinhas, deste o primeiro ano de mandato”.

                        




COMUNIDADE ESPERANÇA


Em cada localidade os moradores recebiam os profissionais com a certeza de ter uma resolução para seus problemas de saúde. Na Esperança, comunidade atendida, o líder da comunidade José Ribamar, fez agradecimentos e acompanhou durante todo o dia os trabalhos da equipe, ressaltou ainda, que nunca viu antes, estes serviços na comunidade.


“Para chegarmos à cidade quando sentimos qualquer problema de saúde, temos uma despesa muito alta. Então facilita muito a nossa vida com a chegada da equipe aqui. Por isso todo mundo aproveita para receber o atendimento” – disse o representante comunitário.


O prefeito e Médico, Rodrigo Damasceno sempre preocupado com a saúde dos moradores da zona rural que, pela distância e dificuldade de acesso, têm grande dificuldade de possuir serviços oferecidos pela a Saúde, firmou mais uma vez o compromisso com as comunidades rurais, consultando durante todo o dia os pacientes das seis comunidades, sempre com grande carisma e atenção aos pacientes.


“Estes atendimentos de saúde e cidadania, da Unidade Móvel de Saúde representa a preocupação de toda nossa gestão em resolver os problemas no setor de saúde, descentralizando o atendimento médico, levando a saúde diretamente à comunidade, encurtando os espaços e trazendo medicamentos às famílias da zona rural", ressalta o secretário de saúde, Carlos Tadeu.







COMUNIDADE SOCÓ


Já no sábado, 10 a equipe da Unidade Móvel de Saúde, chegou a comunidade Socó, onde foi montado o último posto de atendimento, compareceu também os moradores dos ramais e igarapés Esperança e adjacências. Vale ressaltar, os parceiros fundamentais para o sucesso de mais esta ação, o Governo do Estado e a Câmara de Vereadores.


O atendimento da equipe de saúde itinerante é agendado e os moradores dos rios e igarapés são comunicados por mensagem de rádio. Os ribeirinhos sabem a diferença de receber um médico na porta de casa sem ter que se deslocar à cidade, em busca de uma consulta.


Para uma das representantes do grupo de mulheres da comunidade do Socó, Rosália, ter acesso aos serviços de forma integrada é um avanço para a comunidade. “Há mais de 12 anos que não éramos beneficiados com os serviços de saúde e cidadania, com este porte, atendendo a demanda da comunidade e distribuindo medicamentos, e hoje graças a Deus e a preocupação do prefeito e médico Rodrigo Damasceno e toda equipe, estamos sendo beneficiados, com a vinda desses serviços de saúde e cidadania só nos resta agradecer e reconhecer, o brilhante trabalho realizado aqui em nossa comunidade pela administrtação municipal”, enfatizou. 


O prefeito e médico Rodrigo Damasceno avaliou as ações em cada comunidade como muito proveitoso e disse que os moradores da última localidade beneficiada no Baixo Tarauacá “Socó”, soube usufruir bem dos serviços que foram ofertados pela prefeitura, em parceria, com o Governo do Estado, Federal e Câmara de Vereadores. Ressaltando a participação dos vereadores Marlindo Pinheiro e José Sidenir, ambos presentes nos oito pontos de atendimentos da Unidade Móvel de Saúde.


“A nossa proposta é mostrar que a zona rural também faz parte das nossas ações de melhorias da saúde no município. O prefeito e médico Rodrigo Damasceno vem nos solicitando freqüentemente que a população da zona rural também seja inserida nos atendimentos médicos”,disse Carlos Tadeu, secretário de Saúde.


Após a consulta, os pacientes ainda contaram com a distribuição gratuita de medicamentos recomendados pelo médico, como os de controle de hipertensão e diabetes, analgésicos, antibióticos, antialérgicos e anti-inflamatórios. “Toda a equipe que nos atende aqui é muito competente e atenciosa. Ações como essa fazem toda a diferença, porque aqui estamos ganhando saúde e tendo reconhecimento”,disse a agricultora.


                           


                              



Assecom Tarauacá

Nenhum comentário:

Postar um comentário