sexta-feira, 15 de maio de 2015

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO REALIZOU O SEMINÁRIO PARA CONSTRUÇÃO DO PLANO DE EDUCAÇÃO DE TARAUACÁ - PEM


Objetivando contribuir para a construção do Plano Municipal de Educação de Tarauacá foi realizado na última quinta-feira, 14, no salão paroquial o Seminário para a construção do Plano de Educação de Tarauacá, intitulado “Enfrentamento de Desafios para a Construção Democrática do Plano Municipal de Educação”.


O evento foi promovido pela a Prefeitura de Tarauacá, em parceria, com o Governo do Estado, através do Grupo Colaborativo, composto por representantes de várias instituições, dentre elas, Câmara de Vereadores, Secretaria Municipal de Educação, Núcleo Estadual de Educação,APLB, Colegiado Escolar e Conselho  Municipal de Educação.


O seminário contou com a presença do prefeito Rodrigo Damasceno, do vice Chagas Batista, do secretário municipal de Educação, Francisco das Chagas Souza, do secretário adjunto de Educação Estadual Móises Diniz, da coordenadora do Núcleo Estadual de Educação, Francisca Aragão, do diretor do IFAC, Sérgio Guimaráes, do representante da Polícia Militar, Tenente R. Correia, vereadores Marlindo Pinheiro, Nasso Kaxinawá, Janaína Furtado, Manoel Monteiro e Valdor do Ó, vice-presidente do SINTEAC, Lauro Benigno, além da representante da União Educacional dos dirigentes de articulação dos sistemas de ensino/SAE, Ana Luce Galvão, do coordenador do Plano Estadual de Educação/PEE, Valter Souza, da coordenadora do seminário, Socorro Goés e da coordenadora municipal de ensino, Marizete Silva.


A construção do Plano Municipal de Educação dar-se-á através de um planejamento conjunto entre governo e sociedade civil, onde serão identificados problemas e deficiências que envolvem o processo de Educação neste município, estabelecendo metas que possibilitem o aprimoramento das ações que venham a contribuir para a melhoria da Educação em Tarauacá.


De acordo com o Secretário de Educação, Francisco das Chagas Souza, o trabalho da educação é ouvir e dialogar com a sociedade civil organizada. “Fazer educação é muito complexo, mas ao mesmo tempo satisfatório. Tenho certeza que encontraremos dificuldades ao longo do caminho para elaborar o PME, mas com boa vontade de todos iremos elevar o nosso nível educacional e ao mesmo tempo atender os anseios da população Tarauacaense”, afirmou a secretário.

      

PRIMEIRA VEZ


"Esta é a primeira que nós povos indígenas, fomos convidados a participar da construção do plano municipal de Educação", declarou o assessor Estadual dos Povos Indígenas, Manoel Kaxinawá, 


O Plano Municipal de Educação é um documento que estabelece diretrizes, metas e prioridades para educação municipal. Tem como objetivo responder as necessidades educacionais do município, tendo em vista a melhoria na qualidade da educação em todo o sistema de ensino de forma participativa.


Quando aprovado pela Câmara Municipal, o PME torna-se uma lei que dará condições de continuidade das políticas educacionais independente do governo que assuma o município.

Para o prefeito Rodrigo Damasceno a educação é e sempre serão umas das prioridades do município independente do governo. “Queremos com a construção do PME de Tarauacá discutir de forma democrática e participativa a educação na esfera municipal e, com isso fortalecer todos os níveis e modalidades de ensino para os próximos dez anos”, concluiu Rodrigo Damasceno.


Como instrumento de operação da Rede Municipal de Ensino, o PME estabelece as políticas e diretrizes, define os objetivos e metas educacionais do município para um período decenal. A elaboração do plano deve constituir-se em processo de formação, de aprendizagem sobre a realidade educacional do município, da concepção de educação inspiradora da ação, dos objetivos da ação e da própria razão de ser e agir de cada participante. O PME deve ser do município, e não apenas da rede.





Assecom Tarauacá

Nenhum comentário:

Postar um comentário