quinta-feira, 16 de julho de 2015

PREFEITURA PROMOVEU HOJE A X CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL


A Prefeitura de Tarauacá promoveu hoje através da Secretaria de Promoção Social e o Conselho Municipal de Assistência Social no auditório do CEDUP, a X Conferência Municipal de Assistência Social que teve como tema central ‘Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026’.


Compôs a Mesa o Prefeito de Tarauacá Rodrigo Damasceno, o vice-prefeito Chagas Batista; Heliana Neri Técnica em assistência Social representando o Governo do Estado; o Secretário de Promoção Social, Antônio Araújo (Príncipe); a vice-presidente do conselho municipal de assistência Social a senhora Francisca Fernandes Paiva (D. Delzuite); Vereadora Janaína Furtado representando o legislativo municipal e representando a categoria dos assistentes sociais, Priscila Soares do IFAC/TK.


O Secretário de Promoção Social, Antônio Araújo iniciou saudando os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e os demais trabalhadores que direta ou indiretamente ajudam a promover ações sociais no município. “Ontem 15/07, comemorou-se os dez anos do sistema único da assistência social, que criou o BPC que disponibiliza socialmente um salário mínimo para uma criança ou um idoso que não pode prover suas necessidades, o SUAS criou também o CRAS, o CREAS e o ACESSUAS um importante programa de promoção do acesso ao mundo do trabalho, marcos histórico na política nacional de assistência social”.


Só para citar um exemplo da efetividade do trabalho promovido na assistência social aqui em Tarauacá, reduziu-se em 75% o número de crianças que se encontravam em vulnerabilidade social com trabalho infantil, um número alarmante de 4.800 crianças.


A Conferência Municipal tem como propostas analisar, deliberar, com base na avaliação local, as diretrizes para a gestão e financiamento do SUAS, discutindo os seguintes eixos principais que são gestão, programas, projetos e mais inclusão.


 O Prefeito Rodrigo Damasceno um gestor sempre preocupado com o social disse: “Eu considero que duas pastas aqui no município eram coadjuvantes e que hoje tem papel de destaque na nossa cidade, uma delas é o planejamento que só era um cargo político e não havia planejamento e hoje se vê que ele está a pleno vapor, haja vista, a quantidade de obras que estamos inaugurando e para inaugurar. A outra era a assistência Social, não se dava a importância que ela realmente tinha, vinham os programas do Governo Federal e não se dava amplitude diante da vulnerabilidade social que nossa cidade tem”. 


O Prefeito lembrou bem os extremos que nosso município vive onde se têm a proporção de 4 cabeças de gado para cada habitante, “Temos o maior rebanho do vale do Juruá com pessoas muito ricas, e ao mesmo tempo cidadãos vivendo na extrema pobreza, então, esse é o papel primordial da ação social que é promover a inclusão social, e graças a esse trabalho que estamos fazendo é que muita gente tenha o que comer na nossa cidade, basta conferir que dos 800 mil que tínhamos de repasse mensal do bolsa família, aumentamos substancialmente chegando até agora, no montante de 1,7 milhões”. 


O vice-prefeito Chagas Batista disse que “Sempre é motivo de muita alegria quando se reúne para debater os problemas específicos de uma determinada área. Nesse auditório já realizamos esse ano mais de 5 conferências e hoje realizamos uma das mais importantes para nós que somos gestores e temos compromissos públicos sabemos da importância da assistência social em um país tão desigual como o nosso”.

Assecom Tarauacá

Nenhum comentário:

Postar um comentário