quinta-feira, 9 de maio de 2013

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC) CHEGOU A ZONA RURAL DE TARAUACÁ


                      
Gráfico com as datas que serão ministrados os cursos e a localidade

O programa do governou federal que é o pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC) chegou a zona do município de Tarauacá. A Secretaria Municipal de Educação- SEME, através da coordenação rural estará ministrando o curso de formação para os (148) professores que lecionam nas (101 ) escolas da zona rural do município. 

As escolas rurais são dividas em dez setores (pólos) e cada setor tem um supervisor e terá um orientador do PNAIC ministrando o curso para os docentes e é supervisionado pelo o coordenador de ensino rural, Francisco das Chagas Silva “o Moço”. 

Entenda o que é o PNAIC

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. 

Alfabetização 

Aos oito anos de idade, as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita; o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que dominem poucas convenções ortográficas irregulares e poucas regularidades que exijam conhecimentos morfológicos mais complexos; a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos. 

No Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, quatro princípios centrais serão considerados ao longo do desenvolvimento do trabalho pedagógico:
1. o Sistema de Escrita Alfabética é complexo e exige um ensino sistemático e problematizador;
2. o desenvolvimento das capacidades de leitura e de produção de textos ocorre durante todo o processo de escolarização, mas deve ser iniciado logo no início da Educação Básica, garantindo acesso precoce a gêneros discursivos de circulação social e a situações de interação em que as crianças se reconheçam como protagonistas de suas próprias histórias;
3. conhecimentos oriundos das diferentes áreas podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade;
4. a ludicidade e o cuidado com as crianças são condições básicas nos processos de ensino e de aprendizagem. 

Dentro dessa visão, a alfabetização é, sem dúvida, uma das prioridades nacionais no contexto atual, pois o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para exercer sua função de forma plena é preciso ter clareza do que ensina e como ensina. Para isso, não basta ser um reprodutor de métodos que objetivem apenas o domínio de um código linguístico. É preciso ter clareza sobre qual concepção de alfabetização está subjacente à sua prática. 


Leandro Matthaus/Assecomtk

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