sexta-feira, 12 de julho de 2013

NO DIA NACIONAL DE LUTA O PREFEITO EM EXERCÍCIO,CHAGAS BATISTA, CONVIDA OS MOVIMENTOS SOCIAIS PARA O DIÁLOGO.



Na tarde desta quinta-feira (11), comemorado o Dia Nacional de Lutas, o prefeito em exercício, Chagas Batista, convidou representantes das organizações sociais do município para o diálogo, com a responsabilidade das tarefas de lutar por uma sociedade mais democrática e propor a criação do conselho popular de Tarauacá. No encontro, que durou cerca de duas horas e meia, estavam presentes, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, Sindicato da Educação (SINTEAC), Sindicato dos Servidores Municipais, Associações de Produtores Rurais, Cooperativas, Associações de Moradores, Organizações Juvenis (UJS, JPT, Grêmios Livres), Grupos de Cultura e Grupos de Juventude Evangélicos.




Assecom-Prefeito: Qual o objetivo da convocação dos movimentos sociais para o diálogo no Dia Nacional de Lutas?
Chagas Batista- Eu vivi os melhores anos da minha vida lutando junto com as organizações sociais por um país mais justo, eu sempre acreditei que as mudanças que a população aspira não será fruto de dádivas de um governo ou um partido político isoladamente, acredito sim, que elas serão alcançadas com democracia e o povo consciente nas ruas, nas praças e nos embates das idéias, então não é agora, porque tenho um cargo eletivo conferido pelo povo que vou pensar diferente.


E a idéia do Conselho Popular de Tarauacá não será mais uma iniciativa sem efeito prático?Chagas Batista- O Conselho Popular é uma iniciativa democrática para que o cidadão possa participar ativamente das decisões políticas do Município através do Conselho, cada cidadão poderá mandar sugestões de Projetos de Lei, opinar sobre o Orçamento do município, fazer denúncias e participar de reuniões para debater os problemas da cidade. Além de participar de cursos, seminários e audiências públicas relacionadas os interesses dos munícipes.

O papel a ser exercido pelo Conselho não vai ser confundido com a Administração? 
Chagas Batista- Não. O conselho e as organizações populares serão preservadas na sua autonomia, terão independência para propor, criticar e, ao mesmo tempo, elogiar quando os resultados forem positivos. O conselho não irá substituir, inibir, sobrepor-se ou subordinar-se às formas consagradas de participação e representação, como os partidos, e o parlamento. O conselho popular, a exemplo dos conselhos setoriais, terá um papel consultivo e deliberativo das políticas públicas do município e não mecanismos ou objeto de manipulação partidária e eleitoral.


Como será feita a composição do Conselho Popular?
Chagas Batista- Primeiro temos que encaminhar um projeto de Lei a câmara de Vereadores para ser aprovado, e em seguida, realizar uma assembleia com representação de todas as organizações sociais existente no município para definir a escolha dos membros e composição do conselho. Acredito que, assim podemos aglutinar amplos seguimentos sociais para da voz ao povo e fortalecer o exercício da democracia e da participação cidadã.

                       Representando os Grêmios Escolares, Raylane


                        Representando Cooperativas,  Carlinhos Félix

                      
          Representando a Câmara de Vereadores, Manoel Monteiro


                                   Representando Artistas Plásticos, Sara Nunes


                                         Representando Sindicato Rural, Miller


                           Representando Rede de Mulheres ( REMUT), Maria Bento


                    Representando Igreja Tabernáculo Batista, Jorge Do Vale


                       Representando Movimento Comunitário: Cohab, José Gomes


                                            Representando JPT , Márcio André


                                Representando Sindicato da Educação, Eurico Paz


                                             Representando UJS, Claudione Souza


  Representando Movimento Comunitário Triangulo, Gilson Amorim


                               Representando Cultura e Teatro, Francisco


                     Representando a UMAM: Sérgio Aragão


                    
                        Representando Movimento  Juvenil: Leandro Simões


Por Jardy Lopes /Tamires Soares- Assessoria de Comunicação  da Prefeitura.

Fotos:Jardy Lopes-Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Tarauacá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário