quinta-feira, 15 de agosto de 2013

O PREFEITO RODRIGO DAMASCENO PARTICIPA DE SOLENIDADE COM GOVERNADOR TIÃO VIANA PARA A ENTREGA DOS EQUIPAMENTOS PARA AS CASAS DE PRODUÇÃO E CULTURA DA MULHER INDÍGENA



O prefeito Rodrigo Damasceno, participou da solenidade do governo do Estado, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres), realizando a entrega de barcos, seladores, fogões e máquinas de costuras para as casas de produção, na quarta-feira, 14, ao povo Huni Kuin – Kaxinawá do rio Murú e Yawanawá do Rio Gregório.



Esta ação faz parte do subprojeto “Inclusão Produtiva de Mulheres Indígenas” do Programa Integrado de Desenvolvimento Sustentável do Acre- PIDS, financiado pelo BNDES. Com o objetivo de fortalecer a autonomia econômica das mulheres indígenas e seu protagonismo na economia das aldeias através da estruturação do sistema produtivo das atividades que culturalmente são desenvolvidas pelas mulheres. O subprojeto contempla as Terras Indígenas do Rio Gregório (Yawanawá das Aldeias Amparo, Mutum e Nova Esperança) e a Terra Indígena Kaxinawá (Aldeias Caucho e Nova Aldeia).



A Chegada das autoridades municipais e estaduais foi marcada por muita emoção e demonstrações de carinho. De rostos pintados, adornos de penas e colares de miçangas, o grupo de mulheres indígenas da Aldeia Nova Esperança, fizeram uma linda apresentação cultural ministrada pela a pajé Putany. Um legítimo ritual de boas-vindas foi oferecido.



Na ocasião, o prefeito Rodrigo Damasceno aproveitou para parabenizar a índia, Gilda Yawanawá, por está concluindo o curso de medicina no próximo ano em Cuba. “Estou tão emocionada com este sonho realizado que estão reconhecendo todo meu esforço para conclusão do meu curso e garanto ainda que após o término vou voltar a morar nas minhas origens, cuidando da saúde dos povos indígenas”, disse Gilda Yawanawá.



De acordo com o governador Tião Viana, a iniciativa constitui esperança e geram renda as mulheres indígenas. “O mais importante desse investimento é o alcance social que ele tem. Nós vamos ter aproximadamente 150 famílias vivendo do artesanato de uma outra forma, com emprego e qualidade de vida. Tudo isso que fazemos agora só foi possível graças ao trabalho da Secretária Concita Maia e a parceria do prefeito Rodrigo Damascenos, que nos deram as bases para consolidar a aproximação das comunidades indígenas de Tarauacá”, enfatizou.



Segundo o prefeito Rodrigo Damasceno, esse é um momento de as mulheres indígenas fazerem uma reflexão de valorização das políticas que estão sendo desenvolvidas pelo governo. “A partir dessa vinda do governador Tião Viana e toda sua equipe para a entrega desses equipamentos para as casas de produção , as nossas mulheres indígenas estão entrando em um caminho de fortalecimento cultural e desenvolvimento econômico, uma vez que elas terão estrutura política para crescerem ainda mais”, afirmou.



Concita Maia agradeceu o afeto recebido pelo o prefeito Rodrigo Damasceno e toda sua equipe e reafirmou o compromisso do governador Tião Viana para com todas as mulheres acrianas, em especial àquelas que vivem em localidades mais distantes, que é o caso das indígenas. “O nosso objetivo é contribuir para uma melhor qualidade de vida das mulheres indígenas do nosso estado. Deste modo, os equipamentos será uma forma de fortalecer a identidade cultural, o processo organizatório e a autonomia econômica das índias Huni Kuin”, assegurou.



O governador Tião Viana, aproveitou a oportunidade e fez a assinatura da ordem de serviço em conjunto com o prefeito Rodrigo Damasceno para a construção da fábrica de Beneficiamento de Pescado que irá beneficiar o frango, o peixe e as aves. A fábrica deve iniciar as atividades ainda este ano. O investimento é de aproximadamente R$ 1,250 milhão. “Melhorando a rendas das famílias em Tarauacá”, ressalta o governador.












Tamires Soares - Assessoria de Comunicção Prefeitura de Tarauacá

Fotos: Gilson Amorim - Assessoria de Comunicação Prefeitura de Tarauacá

Nenhum comentário:

Postar um comentário