segunda-feira, 9 de setembro de 2013

MARCO HISTÓRICO: SAÚDE E ESPORTE BENEFICIAM COMUNIDADES INDÍGENAS DO RIO GREGÓRIO


Pela primeira vez, comunidades indígenas recebem a visita do prefeito e vice, levando benefícios nas áreas de saúde e esporte para as sete aldeias do rio Gregório, conhecida como uma região de difícil acesso devido a baixa navegabilidade dos rios, principalmente no verão, os serviços foram utilizados de maneiro expressiva e eficiente.

No dia da Independência do Brasil, sete de setembro, o prefeito Rodrigo Damasceno, acompanhado do vice-prefeito, Chagas Batista, do secretário de desporto e cultura, João Maciel e do vereador da base, Marlindo Pinheiro, se deslocaram em um barco por um período de 6h até chegar à penúltima aldeia indígena Mútum durante o sábado, no dia seguinte, o prefeito e toda sua equipe itinerante, seguiram a mais uma aldeia indígena Nova Esperança, levando ações de saúde e esporte aos indígenas do rio Gregório.



O atendimento, contou com mais de 50 profissionais onde trabalharam na área da saúde e esporte. Uma grande estrutura foi montada para receber os moradores das sete aldeias indígenas. Em dois dias os profissionais atenderam mais de 300 pessoas, entre adultos e crianças, levando consultas médicas, exames, aplicação de flúor, esporte e lazer, além de, distribuição de medicamentos que integram a farmácia básica. O objetivo da ação é cumprir a meta de atendimento na zona rural, estabelecida no cronograma das Secretarias Municipais. No esporte confrontaram -se 6(seis) equipes das aldeias indígenas.



O prefeito e médico Rodrigo Damasceno realizou centenas de consultas médicas, transferindo seus colaboradores da saúde e esporte para as comunidades indígenas durante dois dias. “Estou muito satisfeito em estar aqui. Sei que é a primeira vez que um prefeito visita estas aldeias indígenas e nosso objetivo é prestigiar esta comunidade, tão importante e valorizada por nós, disse o prefeito, lembrando que, o importante é unificar as aldeias indígenas, quebrando as resistências e ajudando-os acima de tudo”.

Rodrigo Damasceno lembrou ainda que, hoje, os resultados na educação indígena no município são positivos, com alunos ingressando em universidades no exterior e professores recebendo constante treinamento e qualificação. “Vamos ouvir a comunidade da Aldeia Mutum e Nova Esperança, atendendo no que for preciso. Em nosso governo o compromisso é com as pessoas. Vou determinar que sejam desenvolvidos no período do 12º Festival dos Yawanawá, projetos que ajudem a resgatar a cultura nas aldeias indígenas”


Prefeito Rodrigo Damasceno e vice prefeito, Chagas Batista são recepcionados pelo cacique Biraci Brasil, na aldeia Nova Esperança

Para o vice-prefeito, Chagas Batista é função do poder público atender às comunidades e quando solicitado ir até elas. “Vamos trabalhar para que este sonho dos povos indígenas se torne uma realidade. Acredito nas pessoas que querem trabalhar e também gosto de trabalhar para nossos semelhantes. Transformar as Aldeias Mutum e Nova Esperança, com certeza, serão um exemplo para o Brasil".



Segundo a representante da Aldeia Mutum, Júlia Yawanawá nunca antes um prefeito havia visitado a aldeia para ouvir nossas reivindicações e trazer saúde e esporte até a comunidade. “Agradecemos a presença do Rodrigo Damasceno e parabenizar por suas conquistas. Queremos caminhar com o prefeito e esperamos que ele olhe com carinho nossas reivindicações”.




Biraci Brasil, cacique da Aldeia Nova Esperança, disse que a visita do prefeito Rodrigo Damasceno, do vice Chagas Batista e todo secretariado é o inicio de uma grande caminhada da defesa dos direitos dos povos indígenas. “Hoje nós somamos mais de 800 índios. Os indígenas são um pelo outro, assim dizia meu pai. Aprovo e estou muito feliz do prefeito de vir até a nossa Aldeia. Antes nós tínhamos que ir até o gabinete, hoje, o prefeito vem até nós trazer saúde, e esporte, acima de tudo, ouvir nossas reivindicações”, disse Biraci que desabafou dizendo que os índios estão juntos na batalha por uma ampla visão do município e que Deus continue abençoando o prefeito Rodrigo e o vice Chagas Batista.

Os indígenas fizeram questão de destacar que foi a primeira vez que um prefeito visita a aldeia.



Prefeito Rodrigo Damasceno com Júlia Yawanawá visitando a casa do artesanato, na aldeia Mutum.

Júlia Yawanawá faz uma breve explanação sobre a produção de Urucum, produto este exportado para AVEDA (Empresa Norte- Americana de Cosméticos)

Comunidade Mutum

Prefeito Rodrigo Damasceno e o pajé Tatá, um senhor de 90 anos e muita força.

Lugar reservado para tomar uni (ayhauasca) e cantos sagrados

Prefeito Rodrigo Damasceno conhece e presencia a força de uma cultura viva na Amazônia brasileira



Prefeito Rodrigo Damasceno é recepcionado com o canto sagrado





Prefeito Rodrigo Damasceno, acompanhado da representante indígena da comunidade Mutum, Nedina Yawanawá

Chegada à comunidade Nova Esperança

Nanny, representante da Aldeia indígena Nova Esperança

Cacique Biraci Brasil, recepciona e agradece o apoio do prefeito e toda a equipe da saúde itinerante e esporte

Gilberto, indígena da comunidade Escondido.

Senhor Yawá, liderança indígena da comunidade Nova Esperança

Prefeito Rodrigo Damasceno e vice Chagas Batista, atentos para as reivindicações e agradecimentos do cacique Biraci Brasil


Construção das casas para hospedar turistas no período do festival, previsto para o mês de outubro, todas construídas com "Paxiúbas" com capacidade para seis pessoas.


Prefeito Rodrigo Damasceno, o vice-prefeito Chagas Batista, o secretário de desporto e cultura, João Maciel, vereador da base, Marlindo Pinheiro, presidente do SINTEAC, Eurico Paes, cacique Biraci Brasil e outras lideranças indígenas da região, foram surpreendidos com a escalação na equipe Veterano para confrontar-se com a equipe do Vasmengo, perdendo por uma 1x0




Visita a Aldeia Matrinxã


Indígenas agradecem a visita pela primeira vez de um prefeito a comunidade Matrinxã

Tamires Soares -Assecom Tarauacá

Nenhum comentário:

Postar um comentário