sexta-feira, 13 de setembro de 2013

PREFEITO RODRIGO DAMASCENO PARTICIPA DA AULA INAUGURAL DO PRONATEC



O prefeito Rodrigo Damasceno participou na noite de quinta-feira, 12, na Câmara Municipal da aula inaugural do PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). O governo de o Estado do Acre, por meio do Instituto Dom Moacyr/Ceflora em parceria com a Prefeitura de Tarauacá, está profissionalizando (330) cidadãos tarauacaenses, ou seja, permitindo que cada um desses estudantes se torne um profissional qualificado e, com uma profissão. Ao todo são onze cursos: mecânico de motor de polpa, confeccionador de bolsas em tecidos, operador de máquinas florestais, camareira em meios de hospedagem, estofador de móveis, eletricista instalador predial de baixa tensão, criação de peixes em tanque em rede, carpinteiro de esquadrias, manipulador de alimentos, produtos derivados, pedreiro, cabeleireiro e costureira. 



Além do prefeito Rodrigo Damasceno, estiveram presentes na solenidade o Diretor-presidente do Instituto Dom Moacyr- Marco Brandão, o secretário municipal de Educação- Edmundo Maciel, o secretário municipal de Promoção Social- Antônio Araújo “Princípe”, a coordenadora do núcleo estadual de Educação- professora Francisca Aragão, o vereador- João Moreira, o chefe de gabinete civil- Romário Costa. 



O prefeito Rodrigo Damasceno entregou nas mãos do presidente do Instituto Dom Moacyr, Marco Brandão um ofício da Prefeitura solicitando outros cursos, entres eles, o de eletricista de média e alta tensão.  

Em sua fala, o prefeito Rodrigo Damasceno, saudou a todos os presentes em especial os estudantes. “Agradeço o governador Tião Viana pela parceira com a Prefeitura, o nosso governador tem o coração do tamanho desse Estado. Tarauacá está recebendo onze cursos e, não pára por aqui, iremos dar continuidade, qualificando cada vez mais. Aqui vocês não estão recebendo apenas um curso e sim uma profissão, na qual, levarão por toda vida. Pois, com essa oportunidade vocês terão o céu como limite”, concluiu 



O diretor-presidente do Instituto Dom Moacyr, Marco Brandão, fez uma relato da história de como iniciou os cursos profissionalizantes, no Brasil. Dos programas de transferências de renda , iniciado no governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva, que, no primeiro momento foi muito criticado, pois, vivemos num país onde poucos têm muito e muitos vivem sem nada. Assim, também era nosso Estado, que até pouco tempo se encontrava numa situação deplorável, e, se hoje estamos em outro patamar, temos que ser grato ao ex-governo e atualmente senador Jorge Viana. “Tudo que estamos fazendo é fruto de um governo que confia nas pessoas e trabalha com as pessoas. O único caminho pra mudar de vida é estudar e, é isso que vocês estão fazendo. Esse é um investimento do governo federal, estadual e municipal no sentido de qualificar as pessoas, garantindo a elas uma oportunidade, de se inserirem no mundo do trabalho, quer na condição de empregado ou empreendedor de forma mais qualificada”



Brandão também ressalvou que o curso de técnico de enfermagem vai iniciar em outubro com uma turma de vinte alunos e há previsão para que se inicie o curso técnico em ASB (Agente de Saúde Bucal) com duas turmas para as pessoas que estão atuando na área. 



O estudante do curso de mecânica em motor de polpa, Antônio Oliveira, disse estar muito feliz com a iniciativa do prefeito em qualificar a população. “ Além de aumentar minha renda familiar, me tornarei um profissional qualificado, temos um mercado muito grande nessa área, mais falta profissional”, comentou. 

                     

Dona Maria Hermínia, 55 anos, estudante do curso de costureira, não escondeu sua emoção. “Nunca poderia imaginar que nessa idade iria me qualificar, voltar a estudar, é louvável atitude do nosso gestor, ele está de parabéns”, finaliza. 



O mediador do curso de eletricista, Sandro de Araújo, comentou acerca da qualificação. “ Cada um desses estudantes saem com um diploma na mão, suas chances de ingressarem no mercado de trabalho tão logo que conclua é enorme, por ventura poderão se tornar um empreendedor. Por fim, é garantia de melhoria de renda”













Por Leandro Matthaus/ Foto: Jardy Lopes Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Tarauacá

Nenhum comentário:

Postar um comentário