quarta-feira, 2 de outubro de 2013

GOVERNO DO ESTADO EM PARCERIA COM A PREFEITURA REALIZA FÓRUM COMUNITÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA


Foi realizado na terça-feira, 01, o fórum comunitário de segurança pública, na Câmara Municipal de Tarauacá. O fórum tem objetivo aproximar a comunidade com a segurança pública, através da interação entre os moradores e os órgãos competentes. O evento é uma realização do governo do estado em parceria com a prefeitura de Tarauacá.

No evento foram eleitos os seis representantes do fórum comunitários de segurança que irão atuar nos bairros, conscientizando os moradores da importância de colaborar com os agentes de segurança, ajudando a identificar os responsáveis pelos crimes, identificando cidadão vulneráveis as drogas. Os eleitos são: Maria Bento, Gilson Amorim, José Gomes, Raimunda Alves, Dibrito, Ionara Machado e Paulo Victor.

O secretário de segurança pública do estado, Dr. Renir Grabner, o vice-prefeito, Chagas Batista, vereadores, secretários municipais, os comandantes da PM de Tarauacá e Cruzeiro do Sul, Major Gonzaga e Cel. Vaz, Ten. Rômulo, corpo de bombeiro, lideranças comunitárias e sociedade civil organizada discutiram por mais de três horas os problemas que vem acarretando o município na área de segurança, no qual, tem gerado um clima de insegurança, propuseram soluções que minimizem estes acontecimentos. 


O vice-prefeito Chagas Batista, agradeceu ao secretário por vir discutir os problemas da segurança com os seguimentos comunitários. “A comunidade precisa ser inserida nos debates que desrespeita a coletividade, primeiro se ouvi a população e depois coloca em prática”. Batista conclamou aos vereadores para fazer um debate amplo sobre a segurança pública em todos os bairros e assumiu o compromisso de enviar para o legislativo o projeto que cria o conselho municipal de entorpecente. 


O secretário estadual de segurança pública, Dr. Renir Grabner, agradeceu a presença de todos que compareceram para debater o fórum comunitário de segurança e sugerir idéias de como melhorar o trabalho da secretaria e das policias militar e civil, fazer criticas. “vamos ouvir e depois esclarecer os questionários, levando todos os questionamentos para analisarmos e tomarmos a medidas cabíveis. Vir aqui também para ouvir a opinião de vocês sobre atuação da policia militar e civil. Nosso principal objetivo é que a policia trabalhe certo com efetividade”. Grabner anunciou no final da reunião que a partir de dezembro a região Tarauacá/Envira vai receber (34) PMs e (9) Civil. Afirmando ainda que o governo vai equipar os quartéis e delegacias com novos computadores, carros.


O presidente da Câmara, vereador Manoel Monteiro, parabenizou o secretário pela iniciativa de ouvir a comunidade. “Estou feliz por ver a sociedade civil organizada discutindo a segurança do nosso município e também quero parabenizar o Sr Grabner pela iniciativa”. O presidente pediu ainda que secretaria de segurança pública der uma resposta à sociedade tarauacaense, no combate as drogas, ainda que seja preciso usar o Exercito e a Polícia Federal. Esse é nosso presente de natal, afirma Monteiro. 


O secretário municipal de promoção social, Antônio Araújo, enfatiza a brilhante idéia do secretário Grabner de ouvir a sociedade. “Eu fico muito feliz, quando vejo um gestor tendo a idéia de ouvir a sociedade. Mais atribuo à violência que vem aumentando em nossa cidade, ao consumo de drogas, uma coisa leva a outra. A Prefeitura, através secretaria de promoção social já resgatou vários dependentes químicos, entres pais de famílias. Mais nossas condições são mínimas, precisamos da colaboração do estado, da sociedade”, disse.


A moradora do bairro Ipepaconha, Antonia Rodrigues, disse que, “ a reunião é muito importante, principalmente neste momento de insegurança que vivemos em nossa cidade. Parabenizo o secretário e ao governo do estado, contudo, quero fazer uma critica a policia civil , porque falta humanismo no atendimento”, finaliza




Por Leandro Matthaus/ Foto: Jardy Lopes/ Assecom Tarauacá

Nenhum comentário:

Postar um comentário