terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

PREFEITURA LEVA ATENDIMENTO DE SAÚDE INTEGRADA E CIDADANIA AS COMUNIDADES DO RIO MURÚ


Cerca de 10 mil moradores ganharão atendimento de saúde e cidadania nas comunidades do Rio Murú. 

Os ribeirinhos vivem uma realidade de difícil acesso a serviços básicos, como saúde. Para tentar solucionar o problema, a Unidade Móvel Fluvial da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria, com o Governo do Estado partiu nesta terça-feira, 11 para a primeira viagem em direção ao rio Murú. O objetivo é levar atendimento médico/odontológico e prestação de serviços como emissão de carteiras de trabalho, alistamento militar, cabeleireiro e cadastramento do Bolsa Família para uma população de aproximadamente 15 mil moradores da região. O atendimento acontece por quinze dias nas comunidades ribeirinhas. O barco, mantido pela prefeitura, transporta 30 profissionais.



A embarcação está equipada para fazer atendimentos médicos, odontológicos, vacinação, cortes de cabelo, emissão de carteira de trabalho e título de eleitor, além da distribuição de remédios. Também está preparada para levar informações para os moradores que vivem quase que isolados da cidade, onde a energia elétrica só agora está chegando, aos poucos. Entre os temas a serem abordados estão saúde bucal, planejamento familiar, hipertensão, diabetes, saúde da mulher, saúde do idoso e saúde da criança.


Segundo o secretário municipal de Saúde, Carlos Tadeu, é prioridade da Unidade Móvel Fluvial, ampliar o acesso da população ribeirinha a serviços pouco oferecidos ou ainda não disponíveis na área rural.

“Por isso levaremos a Unidade Móvel Fluvial com saúde integrada, para que os ribeirinhos possam fazer suas consultas e a população em geral tenha atendimento, inclusive de odontologia”. 



Na sexta-feira, 14, o prefeito Rodrigo Damasceno, acompanhado do secretário de saúde, Carlos Tadeu, seguirão para acompanhar os trabalhos na Aldeia Porto, comunidade no Rio Humaitá, oportunidade em que o chefe do executivo e médico realizará consultas médicas.



O prefeito Rodrigo Damasceno explicou que a prefeitura tem ações que se dá em todos os segmentos com a mesma intensidade e qualidade, não separação entre o que é zona rural e o que é zona urbana, salientando os investimentos que a Administração Municipal tem realizado para uma saúde pública preventiva. “A nossa Secretaria de Saúde tem atendido rigorosamente as metas estabelecidas pelos Governos do Estado e Federal. Dessa forma, nós estamos valorizando a vida das pessoas, e vida é o que queremos promover em todo o município, em especial, a população ribeirinha”, afirmou.



Tamires Soares/ Fotos: Abimael Lopes - Assecom Tarauacá

Nenhum comentário:

Postar um comentário