terça-feira, 25 de março de 2014

PREFEITO RODRIGO DAMASCENO CUMPRE EXTENSA AGENDA ADMINISTRATIVA NA SEGUNDA-FEIRA


A mais importante premissa do prefeito Rodrigo Damasceno, é fazer uma gestão compartilhada com a população, ouvindo críticas e sugestões e melhorando as ações da própria prefeitura. Por isso, na segunda-feira, 24, o chefe do executivo, reservou o dia para vistoriar obras, visitar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, realizar consultas médicas na Unidade João Wanderley, ouvir a demanda de cada setor, bem como priorizar a agenda para dialogar com os moradores.

Acesso ao Mundo do Trabalho – ACESSUAS/TRABALHO


A primeira agenda do prefeito Rodrigo Damasceno, acompanhado do Secretário de Promoção Social, Antônio Araújo “Príncipe”, foi visitar o prédio do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho – ACESSUAS/TRABALHO, onde está sendo realizadas as inscrições no período de 24 a 31 de março, para participar dos cursos, oficinas e palestras, que serão oferecidas pela a Prefeitura de Tarauacá, em parceria, com o Sistema de Federação das Indústrias do Estado do Acre, composto pelas entidades FIEAC, SESI, SENAI e IEL. São turmas pela manhã, tarde e noite, Na escola Municipal José Augusto de Araújo, localizada na Rua Antônio Frota, 689, Centro. Mais detalhes pelo o telefone 9918-1115. 



Atendimento nas Unidades Básicas de Saúde


Aumentar o número de atendimentos e consultas nas unidades básicas de saúde do município. Este é o foco da Administração Municipal desde o início da atual gestão que tem na implantação do Programa Estratégia da Saúde da Família (ESF) e na ampliação da rede de atenção básica a principal política de governo. Com base, neste objetivo que o prefeito Rodrigo Damasceno incluiu em suas agendas diárias, a visita nas Unidades Básicas de Saúde para acompanhar de perto os atendimentos e ouvir os pacientes, já que além de prefeito, o chefe do executivo também, é médico.


Rodrigo afirmou que estão sendo realizados avanços visando à melhoria no atendimento da rede básica onde, além dos atendimentos ampliados às UBs de Tarauacá, teremos em breve, a entrega de duas Unidades Básicas de Sáude e a reforma e ampliação de mais três unidades. “Estamos descentralizando o acolhimento dos pacientes em seus bairros”. 


O prefeito Rodrigo ainda citou os investimentos em saúde no ano de 2013, que chegaram a mais de R$ 1 milhão. “Nunca na história deste município se direcionou tantos recursos para a saúde”, salientou. 





CREAS - Centro de Referência à Assistência Social 


Depois, o prefeito Rodrigo Damasceno visitou o Centro de Referência de Assistência Social (CREAS), a Unidade é coordenada pela a Secretaria Municipal de Promoção Social. A titular do CREAS, Jaqueline Leão acompanhou o prefeito.

O acesso aos serviços acontece por abordagens ou busca espontânea, seguido de entrevista social, com finalidade prioritária de retorno familiar. Também são realizados encaminhamentos a recursos sociais, abrigamento e albergagem.

As atividades socioeducativas desenvolvidas visam à inclusão familiar e/ou comunitária, capacitação do cidadão na organização de seu cotidiano, encaminhamento para cursos profissionalizantes, tratamento em Centro de Atendimento Psicossocial-Caps e grupos de autoajuda, inserção na rede formal de ensino e disponibilização de atividades esportivas, culturais, de lazer e ocupacionais, bem como, atividades religiosas e de valorização da autoestima, desenvolvidas com o apoio de voluntários.

Rodrigo cumprimentou a cada um dos servidores da unidade e, junto com os gestores, avalia como melhorar ainda o atendimento.

Construção e Ampliação de Unidades Básicas de Saúde - UBS


Em seguida, o prefeito vistoriou os serviços de reforma e ampliação de cinco unidades básicas de saúde, contemplando todos os bairros de Tarauacá. As obras seguem em ritmo acelerado, já que se têm uma data marcada para inauguração, dia 24 de abril.



Centro de Endemias


Dando prosseguimento na intensa agenda administrativa, o chefe do executivo visitou o Centro de Endemias, que também coordena o trabalho de educação e mobilização em saúde, cujo foco é a conscientização, por parte da população, no combate à incidência de doenças.

Cerâmica Municipal


Uma outra agenda do prefeito Rodrigo Damasceno foi vistorias os serviços na Cerâmica Municipal, acompanhado do coordenador, João de Deus.

Coordenador e Supervisor de Ensino Rural

Pela parte da tarde, o prefeito Rodrigo Damasceno, acompanhado do secretário de Educação, Francisco das Chagas “Moço” empossou o novo coordenador de ensino rural, José Fortunato. Hoje, José irá ocupar o cargo de Abreu, também empossado, hoje, no mais novo coordenador de Ensino Rural, ocupado anteriormente pelo o secretário municipal de Educação.


Diretoras das Unidades Básicas de Saúde


Além dessas inúmeras agenda, o prefeito Rodrigo Damasceno também dialogou com as diretoras das Unidades Básicas de Saúde (UBS), ambas estavam acompanhado do secretário Carlos Tadeu e do coordenador de políticas públicas da Secretaria de Saúde, Elizeu Sombra. Segundo, o prefeito Rodrigo, visitas como estas vão ser realizadas periodicamente, com o objetivo de otimizar os atendimentos à população, é o que busca a administração municipal Tarauacaense.

Rodrigo acolhe os representantes dos postos de saúde, salientando que a caminhada deve ser preparada aos poucos, para que tome a consistência necessária e não se dissolva pela má qualidade desta construção. “Vamos conseguir organizar tudo, passando por cima de todos os agravantes, dando conta dos afazeres da casa, deixando pra lá o que dizem nas redes sociais, pois não temos tempo de dar créditos a quem não está ajudando a construir algo melhor para a cidade e ainda tenta desestabilizar o sistema, provocando ressentimentos. Só tenho uma coisa a dizer a todos, trabalhem muito, pois vamos construir uma Saúde de qualidade para todos”, ressalta.


Já no inicio da noite, até por voltas das 21h, o prefeito Rodrigo e também medico, realizou diversas consultas médicas na Unidade de Saúde, João Wanderley, localizada no centro da cidade. A unidade atende no período diurno e noturno, este serviço foi implantado pela a atual administração, com atendimento, em especial, a população da zona rural.


O posto de saúde funcionará diariamente das 7h às 21h. Para as consultas realizadas no período noturno os pacientes devem retirar as guias a partir das 17h. “O objetivo da abertura do posto durante a noite é para facilitar a vida do trabalhador que não tem a chance de ir ao médico durante o dia e também a população que reside na zona rural, que muitas vezes chegam à noite e necessitam de atendimento de saúde”, enfatiza o prefeito.

Tamires Soares/ Fotos: Abimael e Jardy Lopes - Assecom Tarauacá

Nenhum comentário:

Postar um comentário