domingo, 25 de maio de 2014

COM SETE ATENDIMENTOS SIMULTÂNEOS, PREFEITURA NA COMUNIDADE REALIZA MAIS DE 5 MIL PROCEDIMENTOS DE SAÚDE NAS COMUNIDADES DA BR364


A prefeitura de Tarauacá realizou durante o último sábado, 24 das 8h às 18 horas, mais uma edição do programa A Prefeitura na Comunidade. Desta vez foram realizados sete pontos de atendimentos simultâneos, beneficiando as comunidades que residem na BR364 sentido Cruzeiro do Sul, que há mais de dois anos não eram contempladas com os serviços de saúde itinerante. O programa reuniu ações e serviços da secretaria de saúde, responsável pela coordenação da ação.


O programa Prefeitura na Comunidade tem como objetivo levar os mais diversos serviços oferecidos pelas secretarias da Prefeitura de Tarauacá, em parceria, com o Governo do Estado, aos moradores que residem na zona rural e não tem acesso a esses serviços no dia a dia. É também uma oportunidade de aproximar as políticas de governo aos moradores da área rural.


O programa é realizado através de parceria entre a Prefeitura de Tarauacá e o Governo do Estado. Entre os serviços oferecidos as comunidades, destaca-se o atendimento básico de saúde, incluindo as consultas médicas, extração dentária, aplicação de flúor, exames preventivos PCCU, consultas de pré-natal, prótese dentária, além de rodas de conversas com os moradores sobre as demandas e necessidades da comunidade.


Mais de cinco mil procedimentos foram realizados nos sete pontos de atendimento, desta edição do programa A Prefeitura na Comunidade, durante o sábado. É o momento em que os moradores aproveitam a oportunidade para ter acesso aos mais diversos serviços reunidos no mesmo lugar. Os mais utilizados são os atendimentos médicos e prótese dentária, oportunizados através da Secretaria Municipal de Saúde.


O prefeito Rodrigo Damasceno, acompanhado do vice-prefeito Chagas Batista, dos vereadores Marlindo Pinheiro, José Sidenir, Lulu Neri, Narço Kaxinawá, Manoel Monteiro, do secretário de saúde, Carlos Tadeu, do Dep. Estadual Móises Diniz e vários outros secretários e assessores municipais, percorreram os sete pontos de atendimentos, participando do ação e ouvindo as demandas de cada comunidade.

MARACAÑA


A primeira parada, foi na comunidade Maracaña, aproximadamente, 80km distante de Tarauacá, lá estavam presentes centenas de pessoas, um dos pontos de maior atendimento. A população recebeu a comitiva do prefeito com muito carinho e agradecimento, ressaltando que há muito tempo esperavam por este atendimento. O prefeito Rodrigo Damasceno, saudou e agradeceu a presença de todos os moradores, e após, apresentou e colocou à disposição da comunidade sua equipe de governo.


“O objetivo do programa é estar mais perto da população e ouvir diretamente quais são as necessidades dos moradores de cada comunidade, aproximando a administração municipal da população. Aqui do Maracaña, saímos satisfeitos novamente com o resultado do programa”, destacou Rodrigo.


De acordo com o secretário de saúde, Carlos Tadeu, as atividades de saúde na zona rural fazem parte do cronograma de trabalho da administração do prefeito Rodrigo Damasceno com objetivo de facilitar o atendimento médico para as pessoas que nunca tiveram a oportunidade ter profissionais em suas localidades. As ações de saúde realizadas nas comunidades rurais oferecem para os moradores consultas médicas, atualização de vacina, atendimento de enfermagem, orientação de saúde bucal, palestras de higiene pessoal entre outros serviços.


“Em nosso governo iremos realizar serviços de saúde voltados para a melhoria da população Tarauacaense, em especial, os que moram na zona rural,mobilizamos todo os secretariados para que os serviços prestados à comunidade rural também sejam de excelência. Em nosso Governo, quem mora na área rural não fica nem ficará esquecido; podem ter certeza disso”, lembra o vice-prefeito, Chagas Batista.





GREGÓRIO


Em seguida, a comitiva seguiu para mais um ponto de atendimento, desta vez à comunidade do Gregório. Os atendimentos foram realizados na Unidade de Saúde Maria Luiza Fernandes.


Quem fez questão de agradecer a prefeitura de Tarauacá por levar uma série de serviços aos moradores da zona rural foi a dona Aparecida [blusa verde]. Ela aproveitou para fazer uma série de consultas. “As vezes é muito difícil a gente ir até a cidade, por isso a gente só tem a agradecer ao prefeito Rodrigo Damasceno e toda sua equipe de governo".


“É uma maneira de estarmos junto as comunidades levando ações básicas á saúde, educação e na parte social”, disse o presidente da câmara, Manoel Monteiro.









TAUARI


Por volta das 11:30 o prefeito Rodrigo Damasceno, acompanhado de toda a comitiva chegaram no Tauarí, terceira comunidade beneficiada com as ações do programa A Prefeitura na Comunidade.


Segundo o líder do governo, José Sidenir, a ação é realizada conforme programa de governo da gestão do prefeito Rodrigo Damasceno e do Vice Chagas Batista e de toda a equipe, onde cada cidadão e cidadã Tarauacaense tenha oportunidade de usufruir com os serviços prestados da gestão em todas as áreas.



TAQUARI


Na comunidade Taquari, quarta a ser beneficiada, foram realizados mais de 300 procedimentos de saúde. 



Os atendimentos tiveram inicio ás 08 horas da manhã com o encerramento às 16 horas, onde os produtores e moradores tiveram diversos serviços de saúde.


“Queremos desde já agradecer o empenho e o apoio do prefeito, do vice, dos secretários, assessores, profissionais da saúde e das comunidades pela receptividade e atenção junto aos que desenvolvem essa ação”, enfatizou o vereador Marlindo Pinheiro.





BOTO


Seguindo, o roteiro de atendimento, a comitiva chega na comunidade do Boto, quinta comunidade contemplada com os serviços de saúde, a comunidade que fica distante à aproximadamente 110km do centro da cidade.


“Com essas ações a intenção do prefeito, do vice, secretários e assessores, é de se colocar a disposição dos produtores, moradores ou seja, trazer o gabinete itinerante dos mesmos até a população”, finalizou o vereador Lulu Neri.



Para a senhora Luzimar Correia, mãe de 13 filhos,moradora da comunidade Boto, há mais de 20 anos, ser atendido pelo médico na própria comunidade é muito satisfatório. “Não precisamos mais ir até a cidade em busca de assistência médica. Participou eu, meu esposo, meus quatro filhos e meus netos. Sair daqui até Tarauacá é muito dificultoso, mas graças às ações de saúde na zona rural minha família recebeu assistência médica aqui na comunidade”, revelou a dona de casa.



SÃO JOÃO


A comunidade São João, foi à penúltima comunidade a ser beneficiada, os atendimentos começaram às 8h e terminaram às 14 horas. Os atendimentos foram realizados na Escola Estadual Rural, Paraíso do Saber.


Para a jovem Elizene da Costa, mãe de 4 filhos, as ações de saúde nas comunidades rurais só têm a beneficiar os moradores. “Eu trouxe meus filhos pra se consultar e aproveitar pra me consultar também. Se fôssemos até a cidade iríamos gastar um bom dinheiro e levar uns dois dias para ir e voltar, mas com o médico vindo aqui fica mais fácil. Só temos a agradecer pela iniciativa do prefeito Rodrigo Damasceno e os profissionais de saúde que não medem esforços para trazer saúde até nós”, destacou a comunitária, após consultar-se e receber todo o medicamento.




LIBERDADE


Já na parte da tarde, o prefeito Rodrigo Damasceno e toda a comitiva, chegam à comunidade Liberdade, onde estavam acontecendo os últimos atendimentos de saúde, incluso, no programa A Prefeitura na Comunidade, que tem como objetivo levar diversos serviços e ações das secretarias e órgãos do município aos moradores da zona rural.


O local foi na Escola Estadual Magia do Saber, comunidade do Liberdade, que fica distante á 140km do centro da cidade de Tarauacá.


O prefeito e médico Rodrigo Damasceno, aproveitou a oportunidade e realizou diversas consultas médicas.




Encerrando a extensa e proveitosa ação de saúde com sete pontos de atendimentos simultâneos, o prefeito e médico Rodrigo Damasceno, retornou a comunidade Gregório, como prometido, para atender os pacientes que estavam esperando para consultar-se, encerrando as consultas e serviços de saúde, por volta, das 18:30.





Assecom Tarauacá

Nenhum comentário:

Postar um comentário