sexta-feira, 11 de julho de 2014

CONSIDERADO UM MARCO HISTÓRICO NA EDUCAÇÃO MUNICIPAL,PREFEITURA DE TARAUACÁ REALIZA CULMINÂNCIA DA II EDIÇÃO DO PROJETO “UM NOVO OLHAR NA EDUCAÇÃO DO CAMPO” COM UM VERDADEIRO SUCESSO



Realizado pela Prefeitura de Tarauacá, através da Secretária Municipal de Educação-SEME a II EDIÇÃO DO PROJETO “UM NOVO OLHAR NA EDUCAÇÃO DO CAMPO”, foi um grande sucesso viabilizando aos profissionais da educação do campo uma ação de qualificação, e interação entre Professores, Transportadores, Merendeiras e alunos.



A segunda edição do referido projeto superou expectativas, novamente a comunidade rural esteve marcando presença com grande totalidade. Todos os profissionais da rede municipal que compõem a comunidade escola do interior, foram acolhidos pela Secretaria Municipal de Educação na pessoa do Secretário de Educação Francisco das Chagas “Moço”. Todo zelo foi disponibilizado por parte dos mentores e organizadores do evento, para deixar os amigos da Educação do campo satisfeitos.





Na manhã de quinta-feira, 10, a quadra da Escola Municipal José Augusto de Araujo, foi palco de muita animação, pois aconteceu no local uma gincana cultural com os alunos “NOTA 10”. A ação foi desenvolvida pelos professores e organizadores do evento, que formaram duas equipes com alunos nota 10, em uma disputa saudável pelo conhecimento geral e pela arte. O objetivo da ação é trabalhar a auto-estima, incentivar os estudos, valorizar as manifestações culturais, favorecer a criatividade, além de contribuir na formação social e de cidadania dos alunos, contemplados com a Educação do Campo.





O Prefeito Rodrigo Damasceno fez questão de prestigiar a gincana dos infantes e brilhantes alunos,que o recepcionaram com alegria e a sinceridade típica da infância. Na ocasião Rodrigo entregou o Troféu para equipe Laranja que foram os grandes vencedores da divertida competição, ainda realizou a entrega de medalhas para a equipe Azul que alcançou o segundo Lugar.



A iniciativa inovadora deste Projeto demonstra que através de ações simples, porém com empenho da equipe de trabalho e dos alunos, é possível conseguir resultados grandiosos que fazem a diferença. Estou Muito feliz em ver esses alunos nota 10 com tanto entusiasmo, isso mostra que estamos construindo uma sociedade inteligente, deles podemos esperar um futuro melhor para nossa cidade”,ressaltou Rodrigo Damasceno.

                           

Para o Aluno Nota 10, Wesley Bispo da Silva de 06 anos, morador da Comunidade Capela,Rio Murú, essas ações tem um significado importante. “Essa gincana é muito especial, pois da oportunidade de interagir com alunos de outras comunidades e promove brincadeiras”, enfatizou o Aluno nota 10



Outra ação de suma importância marcou o encerramento deste evento grandioso, a Prefeitura por meio da Secretária Municipal de Saúde, esteve presente no Projeto dando sua parcela de contribuição levando uma ação de Saúde, composta por três médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares oferecendo aos profissionais da Educação com consultas, aferição de pressão arterial, PCCU, medicamentos consultas odontológicas, Corte de cabelos e outros benefícios.





Quatro dias de formação, palestras, oficinas diversificadas, torneios de futsal, lazer, gincana, teatro, ação de saúde e toque de beleza, foram algumas das ações da II EDIÇÃO DO PROJETO “UM NOVO OLHAR NA EDUCAÇÃO DO CAMPO” contribuindo assim, para a melhoria da qualidade dos serviços de aprendizagem dos educandos que constituem o ensino rural, abrangendo as comunidades Escolares dos Ramais, Igarapés, Fazendas e BR.



Depois de uma rotina de aprendizado constante, os profissionais do campo foram certificados em uma cerimônia muito especial. Na solenidade esteve presente o Prefeito Rodrigo Damasceno, o vice-prefeito Chagas Batista, representando os vereadores esteve presente, Marlindo Pinheiro, o Secretário Municipal de Educação Francisco das Chagas Silva de Souza “Moço”, Secretário Municipal de Saúde Carlos Tadeu, 2° Tenente do Corpo de Bombeiros Francisco Eliézio de Souza, o presidente do Sinteac José Eurico de Lima Paz, Diretor do Ifac Antonio Henrique, a Coordenadora do Núcleo de Educação Francisca Aragão Leite, Diretora de Educação Municipal Marisete Silva, Representante dos Professores Francisca Gomes de Souza, Representantes dos Funcionários de apoio Maria Antonia Barbosa e o representante da Coordenação Rural Francisco de Assis Abreu.



Na ocasião todos os Profissionais da Educação incluído um belíssimo coral do IFAC-Campos Cruzeiro do Sul, regido pelo Maestro Emerson, homenagearam o Secretário de Educação Francisco das Chagas “Moço”, que foi um grande apoiador, além de ser o mentor deste projeto, doando-se de forma total e integral sem medir esforços, para fazer todas as ações planejadas acontecer de forma satisfatória, enfatizando também a data de seu aniversário.



Quero agradecer aos nossos parceiros, todos os presentes, em especial nossos servidores da Zona Rural. Conheço bem a realidade de cada um que se esforçou para estar aqui hoje, e vejo que cada esforço está valendo à pena, nada do que fizemos neste projeto será invalido, pois os servidores do campo saberão aproveitar de forma valiosa tudo que foi ministrado. Parabenizo a todos por está conquista e agradeço a Deus pela força”, finalizou emocionado o Secretário.

                             

Dando seqüência à solenidade o prefeito Rodrigo Damasceno, expressou sua gratidão pelo resultado obtido com o excelente e grandioso projeto. “Estamos buscando incessantemente através dos Programas Federais, melhorar a Educação do município através de qualificação a todos os professores da zona urbana e rural, que desempenham um papel extraordinário frente ao ensino do campo. Quem ganha com esses programas são os alunos, pois as formações permitem aos professores incorporarem novas atividades e práticas pedagógicas mais interativas, eficazes e atraentes para os alunos. Estou disposto a continuar lutando por melhorias na Educação no nosso Município, enfrentamos uma dura realidade, mais ações como esta é muito satisfatória, em breve muitos desses professores e alunos estarão em escolas novas e melhores, estamos encaminhado para isso. Parabenizo a todos pela conquista de mais uma formação, de mais uma seqüência de aprendizado, vocês são parte fundamental na construção de uma sociedade promissora. Fico feliz em participar deste evento e deixo aqui estabelecido o nosso compromisso em fazermos a cada dia, uma educação de qualidade para todos os Tarauacaenses", salientou o  Rodrigo Damasceno.


















A cerimônia de certificação resumiu-se em satisfação e conquista. Segundo a Merendeira Antônia Barbosa, moradora do Seringal Esperança Baixo Tarauacá, é satisfatório participar do Projeto “Um Novo Olhar na Educação do Campo”. Pela segunda vez participo deste projeto, é mais uma vez aprendi muito, a oficina de Culinária foi boa, irei voltar pra minha comunidade com novidades.







Os alunos NOTA 10 também foram contemplados na solenidade recebendo certificação pelo bom desempenho Escolar. Todo incentivo é bem vindo para contribuir na formação desses pequenos gigantes que tanto se destacam no ensino rural.





Receberam troféus os vencedores do torneio de futsal das categorias Feminino e Masculino. Erivaldo Lopes Professor do setor II Rio Muru, participou do campeonato e declarou a satisfação em mais uma vez participar do projeto, ressaltou ainda a importância da interação entre os professores dos diversos setores.







Com Professores, Merendeiras, Transportadores e Alunos devidamente certificados, a culminância da II edição do projeto “UM NOVO OLHAR NA EDUCAÇÃO DO CAMPO”, estendeu-se até ao Forró da Melhor idade, ao lado do Fórum, onde aconteceu uma festa muito animada finalizando com chave de ouro a segunda edição do referido projeto.




Assecom Tarauacá

Nenhum comentário:

Postar um comentário