sexta-feira, 4 de julho de 2014

PREFEITURA E GOVERNO SE REÚNEM PARA A IMPLANTAÇÃO DO CADASTRO AMBIENTAL RURAL - CAR


Na tarde da última quinta-feira, 04 os representantes do SEMA-Secretaria de Estado e Meio Ambiente, o IMAC-Instituto do Meio Ambiente no Acre e a SEAPROF-Secretaria de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar, estiveram reunidos com proprietários e possuidores de imóveis rurais no Teatro Municipal José Potiguara, para informá-los as novas regras do código florestal e realizar a entrega do bônus de certificação rural.

Para atender as exigências do Código Florestal Brasileiro todos os proprietários ou possuidores de imóveis rurais localizados no Estado do Acre deverão se regularizar sujeitando-se ao Cadastro Ambiental Rural (CAR)- "Cadastro Ambiental Rural" é um registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, com finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico.



Em Tarauacá, contaremos com dois postos de atendimento sendo um Posto Fixo localizado no prédio do Instituto de Meio Ambiente do Acre-IMAC Tarauacá, na Rua Floriano Peixoto, 110 - Centro ao lado do Depasa, e um Posto Itinerante, localizado no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tarauacá.
A grande novidade foi à entrega do Bônus de certificação Rural aos produtores, O Programa de Cerificação da Propriedade Rural que propõe “Mais produção, geração de renda e menos degradação dos nossos recursos” e uma proposta do governo do Estado por meio das secretarias de Produção (Seaprof), Meio Ambiente, Florestas, Iteracre e Imac, em parceria com Sky Reino Unido e WWF.


O secretário Meio Ambiente, Edegard de Deus, explicou que o Programa de Certificação da Propriedade Rural é uma junção da produção e da conservação do meio ambiente. “Hoje o governador Tião Viana está Viabilizando o bônus dos produtores rurais que estão fazendo uma agricultura mais sustentável. Ao mesmo tempo em que esse produtor gera emprego e renda na sua propriedade, ele vai trabalhar também para cuidar da floresta, dos rios, das águas e dos animais”, detalhou o secretário de Meio Ambiente.

Estiveram presentes no evento, o Secretário Estadual de Meio Ambiente: Carlos Edegard de Deus, o Secretário Adjunto da SEAPROF: Clóvis Melo, Representando o governo municipal o Secretário de Meio Ambiente: Lázaro Almeida, a Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Tarauacá: Inês Barbosa, o presidente da câmara municipal de vereadores: Manoel Monteiro, a Representante do Instituto de Meio Ambiente do Acre - IMAC: Diandra Tartari,o gerente local da Secretaria de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar: Narcélio Baima, e o presidente da COOPTAR: Carlinhos Felix.

Assecom Tarauacá

Nenhum comentário:

Postar um comentário