segunda-feira, 11 de agosto de 2014

EM COMEMORAÇÃO AO DIA DOS PAIS: PREFEITURA PROMOVE AÇÃO VOLTADA À SAÚDE DO HOMEM


No dia 10 de Agosto comemorou-se o “Dia dos Pais”.. E para celebrar a data, a Prefeitura de Tarauacá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria, com o Governo do Estado promove na sexta- feira (08) e sábado (09), uma ação de saúde voltada à todos os homens do município, em especial, os trabalhadores da Secretaria de Obras. Na sexta-feira, 08 o evento aconteceu com um café da manhã em todas as unidades de saúde, direcionada ao homem, como orientações e palestras sobre acesso e acolhimento do homem na rede de atenção à saúde do SUS, saúde sexual e reprodutiva, paternidade e cuidado, principais agravos e condições crônicas do homem, além da solicitação de examen PSA Total e a realização do examen PSA Total na Unidade de Saúde João Wanderley para homens acima de 40 anos.


Já no período da tarde, por volta das 14 e 15 horas, foram realizados atendimentos médicos com Urologista (pacientes acima de 40 anos)e Geriatra (pacientes acima de 59 anos)na Unidade de Saúde João Wanderley, no centro da cidade, com mais 300 procedimentos.


Em seguida, a equipe de técnicos da SESACRE promoveu oficina sobre o Programa Saúde do Home, direcionada à todos os profissionais de saúde, auditório da CEDUP.


“A intenção é aproveitar a data para chamar a atenção dos homens de 20 a 59 anos para o cuidado com a sua saúde. É importante que eles também busquem os serviços de saúde e não apenas as mulheres. Esse cuidado é primordial e indispensável”, disse o prefeito Rodrigo Damasceno.


Durante o sábado, 09, último dia da ação, foram oferecidos atendimento médico com clínico geral, aferição de pressão arterial, exames de glicemia, vacinação,  consultas com médico Urologista e consultas com Geriatra.


O Dia do Homem foi criado em 15 de julho de 1999 pelo Dr. Jerome Teelucksingh, médico de Trinidad e Tobago, com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de alertar a população masculina sobre a importância de cuidar da saúde. Além do Brasil, outros países comemoram oficialmente o Dia do Homem: Trinidad e Tobago, Jamaica, Austrália, Índia, Estados Unidos, Cingapura, Malta e Reino Unido.


No Brasil, foi justamente a partir da década de 90 que os estudos sobre masculinidade ganharam força. Com as conquistas obtidas pelas mulheres e os questionamentos levantados pelo movimento feminista, os homens começaram a ter que repensar o papel que ocupariam na sociedade.



A Saúde do Homem constitui uma área da Saúde Pública que tem como foco de estudo e intervenção as relações entre o trabalho e a saúde integral. Tem como objetivos a promoção, a recuperação e a proteção da saúde do homem jovem e adulto, por meio do desenvolvimento de cuidados específicos e ações de vigilância dos riscos presentes nos ambientes e condições de trabalho, dos agravos à saúde do trabalhador, a organização e prestação da assistência aos homens empreendendo procedimentos de diagnóstico, tratamento e reabilitação de forma integrada, no SUS.


“A baixa procura dos homens aos serviços básicos de saúde tornou evidente a necessidade de promovermos esse dia especial. Por isso, idealizamos essa ação a fim de constituir um caminho possível para o avanço na saúde dos homens do nosso município”, explicou o secretário municipal de Saúde, Carlos Tadeu.


O Programa Saúde do Homem da Secretaria Municipal de Saúde promove a saúde primária motivando o paciente, na faixa-etária determinada, a realizar exames de rotina com a intenção de detectar doenças decorrentes do estilo de vida dos homens. “É necessário que esses exames sejam feitos pelo menos uma vez por ano para que as doenças mais comuns possam ser diagnosticadas e tratadas o mais rápido possível”, afirmou o vice-prefeito, Chagas Batista.

                          

Com base na política nacional de atenção integral à saúde do homem e priorizando a atenção básica, com foco na estratégia de saúde da família, a Secretaria Municipal de Saúde visa por meio desta ação, contribuir para a sensibilização dos homens quanto à importância de destinarem um tempo para o cuidado preventivo da saúde.












Assecom Tarauacá

Nenhum comentário:

Postar um comentário