Desde a última quinta-feira, 23, a Prefeitura de Tarauacá, através da Secretaria de Saúde e Promoção Social promovem ações voltadas ao cuidado com a saúde da mulher, prevenção de doenças e tratamentos estéticos. Tudo isso para comemorar o Outubro Rosa, movimento internacional que promove a luta contra o câncer de mama e estimula toda a população a participar de ações de prevenção à doença.
As oito unidades básicas de saúde da cidade ficaram abertas, entre 8 e 17 horas, oferecendo coleta de papanicolaou, exames de ginecologia e atualização de vacinas,aferição de pressão arterial, ultra-sonografia, distribuição de preservativos, palestras e ações educativas.
Vice-prefeito Chagas Batista, ao lado da Coordenadora de Políticas para as Mulheres, Yonara Machado e do secretário de Saúde, Carlos Tadeu também participaram das ações nas Unidades de Saúde |
Além dos serviços de saúde realizado nas Unidades, o Centro de Referência da Assistência Social - CRAS realizou também ações voltadas à beleza e estética feminina, além de informações e atualizações sobre os programas sociais, lembrando que se cuidar e manter a auto estima elevada são ótimas ferramentas para prevenção de doenças.
Dr. Jenilson Lopes realizando os serviços de ultra-sonografia |
Durante as ações o prefeito e médico Rodrigo Damasceno participou realizando exames e consultas Médicas, além de conscientizar as mulheres com os cuidados à Saúde. “Eu sei o que é lutar contra um câncer, mas é uma doença que pode ser prevenida. Estamos aqui para alertar a mulheres que quanto maior a antecedência em obter os diagnósticos, mais fácil e rápido é a cura. Vocês mulheres tem o perfil da coragem, por isso, tem que aproveitar esse momento, as ações do Outubro Rosa”, disse Rodrigo Damasceno.
Rodrigo ressaltou ainda que as ações realizadas nas unidades
pelo Outubro Rosa estão dentro das mudanças de foco assistencial preconizado
pelo Ministério da Saúde e vem sendo adotado pela Prefeitura de Tarauacá.
"Focar na Atenção Básica e nas ações de prevenção. Esse ano teve mais espaços
para a realização de ações concretas para diagnosticar, tratar e curar. Estamos
satisfeitos com adesão da comunidade”.
O exame é indicado a todas as mulheres, mas o foco principal
dos atendimentos são mulheres na faixa etária de 50 a 65 anos, que é o
grupo de risco para o câncer de mama. E mulheres de 25 a 64 anos, grupo de
risco para câncer do colo de útero.
De acordo com a administradora da
UBS, 24 de Abril, Camilla Figueiredo,diariamente as mulheres recebem
orientações sobre prevenção. "Criamos uma boneca que vai ajudá-las no
autoexame. Além disso, trabalhamos a informação com as mulheres da
comunidade", explicou.
VEJA MAIS FOTOS ABAIXO:
Nenhum comentário:
Postar um comentário