quinta-feira, 20 de novembro de 2014

CHEIA DOS RIOS TARAUACÁ E MURÚ FECHA 5 UNIDADES DE SAÚDE E ATENDIMENTO É FEITO EM BARCOS, EM TARAUACÁ

Médico, prefeito de Tarauacá também atende famílias atingidas pela cheia.
Mais de 5,3 mil famílias foram afetadas com problema


 A enchente que atinge o município de acriano de Tarauacá, distante 400 km da capital, Rio Branco, suspendeu o atendimento em cinco postos de saúde do município de 37 mil habitantes. No entanto, para que a população não fique sem auxílio, a Prefeitura de Tarauacá transferiu parte do atendimento para unidades fluviais móveis. Com a marca de 10,21 metros, o Rio Tarauacá continua baixando mas continua com 1,21 metros acima da cota de transbordamento, que é de 9 metros.


De acordo com o prefeito Rodrigo Damasceno, embora o Hospital de Tarauacá não tenha sido afetado pela enchente, por estar localizado no bairro Copacabana, o único que não foi atingido pelas águas do rio Tarauacá, cinco postos de saúde do município tiveram que suspender o atendimento.


"Temos oito postos de saúde no município, cinco foram atingidos e estão sem funcionar. As equipes estão tendo que atender nas canoas", explica Damasceno.

O prefeito do município, que também é médico, passou a integrar uma das equipes que realizam atendimento às vítimas da enchente. "Estou fazendo atendimento e acompanhando a questão da distribuição de água para saber se está tudo correndo bem, e também a situação da alimentação dos atingidos pela cheia", ressalta.

Enchente

De acordo a Defesa Civil, ao menos 5.300 famílias foram atingidas pela cheia repentina dos Rios Tarauacá e Murú. Considerada atípica, por ocorrer no mês de novembro, essa é a sexta cheia que atinge o município em 2014.

Água tomou 70% de Tarauacá (Foto: Vanísia Nery/G1)

Indígenas

Ao menos 565 índios da etnia Yawanawá, em seis aldeias, foram atingidos inesperadamente pelas águas do Rio Gregório, afluente do Rio Tarauacá, durante o fim de semana. Eles foram realocados dentro das próprias aldeias. Uma equipe da prefeitura levou roupas e mantimentos para os índios.

Calamidade Pública

O município acreano de Tarauacá, distante 400 km da capital Rio Branco, teve situação de calamidade pública decretada pela prefeitura do município, nesta terça-feira (18), após reunião com representantes da Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.

Cruzeiro do Sul

Em Cruzeiro do Sul, o Rio Juruá, subiu quase 4 metros em quatro dias e ultrapassou a cota de alerta 11,75 metros, registrando nesta quarta-feira 12,10 metros. Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, todas as instituições parceiras, como Polícia Militar, Exército e Deracre, estão sendo mobilizadas para um possível transbordamento, que é quando o rio ultrapassa os 13 metros.

Doações

A Prefeitura de Tarauacá deu início a uma campanha de arrecadação de donativos para as vítimas da enchente que afeta o município desde a última sexta-feira (14). De acordo com o prefeito Rodrigo Damasceno, o objetivo é arrecadar roupas, alimentos, remédios e brinquedos para as pessoas afetadas, que já somam mais de 17 mil.


Um ponto de coleta foi montado em Rio Branco, no Consultório de Infectologia Ultrassonografia, localizado na Rua Hugo Carneiro, número 234, em frente ao Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb).

Fonte de informação:http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2014/11/cheia-fecha-5-postos-de-saude-e-atendimento-e-feito-em-canoas-no-ac.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário