domingo, 23 de novembro de 2014

SENADOR JORGE VIANA ACOMPANHA DRAMA DE TARAUACÁ E ANUNCIA LIBERAÇÃO DE RECURSOS FEDERAIS


O senador Jorge Viana (PT) esteve na manhã desta sexta-feira, 21, em Tarauacá, para acompanhar de perto o drama que vive a população daquele município após o transbordamento dos rios Tarauacá e Muru. Durante reunião com o prefeito Rodrigo Damasceno e autoridades locais, Viana anunciou que parte dos recursos prometidos pelo governo federal para atendimento de urgência à cidade deve ser liberada já na próxima semana.

“Estive com o ministro da Integração, Francisco José Coelho Teixeira, para discutir a situação de Tarauacá, e ele garantiu a liberação de R$ 794 mil para ações de emergência. Parte desses recursos já será liberada a partir da semana que vem”, assegurou o senador.

Jorge Viana estava acompanhado do deputado federal eleito Léo de Brito (PT), do deputado estadual reeleito Ney Amorim (PT), do também deputado estadual eleito Jenilson Leite (PCdoB), do assessor do governo do Estado Wolvenar Camargo e do assessor da Secretaria de Estado de Gestão Administrativa, Arnaldo Melo.


“Eu estou aqui para prestar solidariedade a Tarauacá, que está vivendo um desastre sem precedentes na sua história, e para ajudar com um pouco da experiência que acumulei como prefeito e como governador”, disse.

De acordo com o senador, a parte mais difícil do drama deve vir agora, quando o nível do rio começa a baixar e as famílias voltarem para casa, pois grande parte delas perdeu tudo que tinha. Também há o risco de desbarrancamento e destruição das residências localizadas às margens dos rios e também de doenças provocadas pelas águas contaminadas.

Acompanhado do prefeito e de membros da Defesa Civil, Jorge Viana percorreu de barco as áreas alagadas próximas à cidade, viu as regiões de maior risco e discutiu, durante reunião técnica na prefeitura, formas de atuar em apoio às famílias atingidas.


Rodrigo Damasceno disse que o Rio Tarauacá, o principal curso d’água da região, já voltou para sua calha. Nesta sexta-feira, o seu nível era de 8,81 metros. Ele afirmou que a maior preocupação neste momento é com o desbarrancamento, e lembrou que foi esse o motivo que levou a prefeitura a decretar situação de emergência.


“Estamos em uma situação difícil, mas recebendo a solidariedade do nosso senador Jorge Viana e dos demais parlamentares que estão nos visitando agora, além do nosso vice-governador César Messias, que nos visitou ontem, assim como os deputados Angelim e Perpétua Almeida, que também nos visitaram”, agradeceu o prefeito.

Léo de Brito afirmou que o movimento de solidariedade a Tarauacá conta com o apoio não só de parlamentares, mas da população de outros municípios, incluindo a capital. Ele afirmou se colocar à disposição da cidade para ajudar na recuperação das perdas.


“Eu quero colocar o meu mandato que assumo a partir de fevereiro à disposição para a gente fazer, junto com o prefeito Rodrigo e o governador Tião Viana, essa movimentação de reconstrução de Tarauacá”, prontificou-se o deputado federal eleito.

Da mesma forma, Ney Amorim falou da solidariedade a Tarauacá e a sua população. “Nós lançamos na Assembleia Legislativa uma campanha de arrecadação e convidamos todos os parlamentares para colaborar, o que foi aceito de prontidão”, revelou.

Jenilson Leite considerou a possibilidade de que a cidade venha a passar por um período de desabastecimento em virtude das grandes perdas dos produtores ribeirinhos.

“É necessário que a gente tenha conhecimento de quanto foram essas perdas, para que o poder público possa viabilizar formas de apoiar esses produtores, que são responsáveis pela alimentação do povo de Tarauacá”, alertou.


Fonte de informação:http://www.pagina20.net/politica/jorge-viana-acompanha-drama-de-tarauaca-e-anuncia-liberacao-de-recursos-federais/

Nenhum comentário:

Postar um comentário