segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA AIDS É MARCADO POR AÇÕES DE PREVENÇÃO, EM TARAUACÁ


Prevenção é a estratégia da Secretaria de Saúde de Tarauacá para evitar novos casos da Aids. Na última sexta-feira, 28 , antecipando o dia em que se comemora o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, todas as unidades de saúde promoveram atividades educativas e testes rápidos para o diagnóstico da doença. A testagem para HIV e Sífilis também foram oferecidas nas Unidades de Saúde.

Além de orientações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis, foram distribuídos preservativos masculinos e femininos e ainda o teste rápido. Na Unidade de Saúde, João Wanderley, no centro, as testagens vão acontecer durante todo o mês de dezembro.


Qualquer cidadão pode passar pelo procedimento, desde que apresente um documento de identificação com foto. O teste é sigiloso e possibilita o resultado em 30 minutos. Caso o teste seja positivo, a pessoa inicia acompanhamento e é encaminhada para tratamento.

A epidemia tem se concentrado em adultos jovens, em especial nos grupos mais vulneráveis à infecção como homens que fazem sexo com homens, profissionais do sexo e usuários de drogas ilícitas.


A prevenção da transmissão do HIV de mãe para o bebê é uma prioridade nacional e as gestantes diagnosticadas antes ou durante a gestação, e até mesmo no parto, devem receber a medicação necessária para evitar a transmissão do vírus ao recém-nascido.


Estudos demonstram que é preciso continuar investindo no acesso às informações e aos serviços de saúde, na distribuição de preservativos masculinos e femininos e gel lubrificante. Além disso, é essencial a incorporação de novas tecnologias de prevenção, entre elas a PEP (profilaxia pós-exposição), uma forma de prevenção da infecção pelo HIV usando os medicamentos que fazem parte do coquetel utilizado no tratamento da Aids, para pessoas que entraram em contato com o vírus recentemente, pelo sexo sem camisinha.

                                  





Assecom Tarauacá

Nenhum comentário:

Postar um comentário