quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

RODRIGO DAMASCENO E CHAGAS BATISTA REÚNEM COM SECRETARIADO PARA ESCLARECER CORTES DE GASTOS E EXONERAÇÕES


A crise financeira que afeta os municípios, em decorrência da queda de receita, tem provocado sérios prejuízos também em Tarauacá. Na noite de quarta-feira (14) o prefeito Rodrigo Damasceno e o vice Chagas Batista reuniram com secretários municipais para tratar de corte de gastos e o retorno de alguns comissionados exonerados no último dia 1° de Janeiro, a medida indispensável foi tomada para conter a crise financeira por que atravessa a Prefeitura de Tarauacá, tendo em vista a diminuição dos repasses federais, bem como o Fundo de Participação do Município - FPM. Além das exonerações, todas as gratificações do poder executivo também foram suspensas.


Durante a reunião, o prefeito Rodrigo Damasceno mencionou as razões pelas quais recorreu à medida. “Ainda temos que tomar duras medidas. Isto porque precisamos nos enquadrar no limite prudencial recomendado pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Convocaremos, paulatinamente, somente servidores indispensáveis ao funcionamento da máquina. E essa não é uma medida somente nosso. Acontece em quase todos os municípios do Brasil”, afirmou o prefeito.

O prefeito Rodrigo justificou que a crise financeira vivenciada hoje em Tarauacá, também, é conseqüência da delicada condição que ele encontrou a Prefeitura em 2013, quando assumiu o cargo de chefe do Executivo. Prova disso, são os mais de R$ 2 milhões e meio pagos de demandas judiciais, deixados pela gestão anterior.


Medidas adotadas

De acordo com o chefe do executivo, a principal medida para a contenção de gastos será a redução dos cargos comissionados da Administração Municipal. A redução vai abranger todas as secretarias municipais.

Outra medida foi o afastamento dos secretários municipais, a partir desta quinta-feira, 15, com exceção dos secretários de Saúde, Educação e Promoção Social, pois ambos são considerados titulares de pastas que não podem ficarem desligadas, com retorno de apenas alguns secretários, previsto para o dia 30 de Janeiro. Haverá também economia nos gastos com cancelamento de gratificações.

Há cerca de 4 meses teve uma reunião com a equipe econômica e o Prefeito onde chegaram  a um consenso de que seria necessário conter os gastos para colocara o caixa da Prefeitura em dia. 

A principal preocupação da administração municipal é não prejudicar a população Tarauacaense, com garantia de  continuidade das obras e honrar os  compromissos financeiros.

Assecom Tarauacá

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