sábado, 21 de fevereiro de 2015

PREFEITO RODRIGO DAMASCENO SANCIONA LEI QUE DESTINA BOLSA PARA ALUNOS DO PARFOR


Na manhã de sexta-feira (20) o prefeito de Tarauacá Rodrigo Damasceno assinou a lei 001/2015, que determina que os professores da Zona Rural que estão cursando o curso superior de Pedagogia recebam uma bolsa no valor de RS 200,00 (mensal) por um período de 03 meses.

Este projeto é de autoria do Executivo Municipal que encaminhou para a câmara de vereadores e de imediato o presidente convocou uma sessão extraordinária na última quinta-feira (19) para por em apreciação para ser votado pelos vereadores e o projeto de Lei que preconiza a criação do Programa Bolsa Universitária, foi aprovado por unanimidade.

A Bolsa Universitária é para os professores que estão cursando Pedagogia pelo Programa Nacional de Formação de Professores - PARFOR, promovido pela Universidade Federal do Acre - UFAC, em parceria, com o Governo do Estado e Prefeitura de Tarauacá.


O Presidente da câmara de vereadores de Tarauacá Vereador Ezi Aragão (PT) ao ser informado pelo executivo sobre o projeto de imediato convocou uma Sessão extraordinária para aprovar o projeto. “Fiz o máximo para conseguir realizar a Sessão o mais rápido possível por que entendo que os nossos alunos estão realmente precisando de ajuda financeira, e graças a Deus tudo ocorreu como planejamos e o projeto foi aprovado por todos os vereadores presentes”, informa o Presidente da câmara.


Uma média de 214 alunos serão beneficiados pelo programa, gerando um montante de aproximadamente RS 129.000,00 (Cento e Vinte e Nove Mil Reais) que serão pagos através de recurso próprio pela administração municipal. Estavam presentes, além dos acadêmicos, o prefeito Rodrigo Damasceno, acompanhado do vice Chagas Batista, vereador Ezi Aragão (PT) presidente da Câmara Municipal e o vereador Manoel Monteiro (PC do B) representando o legislativo, o Secretário Municipal de Educação Francisco Souza e a Coordenadora Regional da UFAC, Leila Oliveira.

              

O Secretário municipal de Educação Francisco das Chagas (Moço) falou da importância desta decisão tomada pela administração municipal. “A maioria dos alunos que estão cursando pedagogia pelo PARFOR são professores da zona rural, prestam serviços com contratos temporários e só recebem seus salários quando o ano letivo se inicia. Portanto, precisam se deslocar para a cidade e nela permanecer durante os 03 meses de curso presencial. Para isso, eles precisam de ajuda financeira enquanto estão aqui na cidade”.

              

Segundo o aluno Marivaldo de Souza esta é sem dúvida uma grande conquista para eles. “Olha é um momento muito importante, por que todo aluno quando termina o ensino médio o sonho é de cursar uma Faculdade, então este momento ele é único e muito importante não só para mim mais para todos os alunos que estão cursando o curso de Pedagogia. Esta Bolsa ela veio no momento certo, por que muitos de nós não temos boas condições para arcar com as despesas neste período e a bolsa financeiramente vai nos ajudar muito, e este curso vai nos preparar para mais na frente estarmos qualificados para o mercado de trabalho que hoje é tão competitivo”, disse o universitário. 

                               

O prefeito Rodrigo Damasceno mesmo em um período de crise teve a coragem de lançar este projeto que será pago com recursos próprios da prefeitura de Tarauacá cada aluno receberá uma quantia de RS 200.00 equivalente ao montante total de RS 129.000,00. “Estamos vivenciando um momento histórico na Educação do nosso município. Apesar de todas as dificuldades estamos criando a cada dia mais uma Educação mais sólida para os nossos profissionais, oportunizando e proporcionando qualidade de ensino aos nossos alunos, e isso nos deixa muito orgulhoso como gestores. São conquistas como essas, que nos motivam a continuar buscando a cada dia mais todas as formas e recursos legais possíveis para oferecer a todos uma Educação de qualidade para nossa população”, ressaltou o prefeito Rodrigo Damasceno.

             

O aluno líder da turma definiu este momento como um marco histórico para eles. “Estamos muito felizes por que sabemos da dificuldade financeira que a prefeitura vive, mas mesmo assim o prefeito Rodrigo teve um olhar especial para nós que tanto precisamos. Muito obrigado mesmo prefeito não só por estar nos dando esta bolsa, mais por tudo que o senhor vem fazendo de bom para o nosso município. E queremos dizer que este ano estamos preparados para voltar para a zona rural e dar o melhor de nós para fazermos daqueles alunos lá da floresta, pessoas bem sucedida que no futuro possa exercer uma função de qualidade”, finaliza o aluno Leonardo.

Carlos Santos, com informações e imagens da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Tarauacá

Nenhum comentário:

Postar um comentário