segunda-feira, 9 de março de 2015

RODRIGO DAMASCENO E CHAGAS BATISTA VISITAM OBRA DE CONSTRUÇÃO DE AÇUDES NA COMUNIDADE INDÍGENA MUCURIPE


Governo e Prefeitura vão consolidar e fortalecer a economia Tarauacaense com a agricultura familiar.



A produção agrícola é prioridade para o prefeito Rodrigo Damasceno e o vice Chagas Batista, em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) tem o desafio de consolidar a agricultura familiar do município. Na tarde do último sábado, o prefeito Rodrigo Damasceno e o vice Chagas Batista aproveitaram sua agenda no alto rio Tarauacá, acompanhando os serviços de saúde e cidadania itinerante feito pela a Unidade Móvel Fluvial para visitar as obras de construção de dois açudes na comunidade indígena Mucuripe, na terra indígena Praia do Carapaña, que pela a primeira vez receberam a visita de um prefeito na comunidade.


Os Kaxinawás criam peixe para segurança alimentar. Ação da extensão indígena reforça a produção na Aldeia Mucuripe.


Os açudes fazem parte da preocupação da gestão do governo Estadual, Federal e Municipal com a questão da segurança alimentar dos indígenas, além da possibilidade da venda de excedendo para o complexo de piscicultura. “Precisamos dar aos povos indígenas a mesma dignidade e conforto que os brancos encontram na produção familiar, na educação e na saúde”, disse o prefeito Rodrigo Damasceno. 


“Além disso, a aldeia está contemplada pela emenda parlamentar do deputado federal, Léo de Brito, no valor de R$ 300 mil para aquisição de barcos para atender os povos da terra indígena Praia do Carapaña e Caucho, com dois barcos de alumínio de sete metros, acompanhados de motores de popa”, anunciou o prefeito Rodrigo Damasceno.


“Nunca recebemos a visita de um prefeito em nossa comunidade, e hoje o prefeito Rodrigo Damasceno e o vice Chagas Batista mostrou o seu compromisso com os nossos povos indígenas e a preocupação dele é principalmente com a produção e a saúde”, observou o cacique Agostinho Pereira [abraçado com prefeito]. A aldeia Mucuripe é composta por cerca de 180 indígenas.


Durante a visita, o vice-prefeito Chagas Batista disse que o objetivo do projeto de construção de açudes é oferecer mais uma opção de sustento para as famílias que vivem nas aldeias. Batista afirmou ainda, juntamente com o prefeito Rodrigo que vão buscar mecanismos legais através de um novo projeto para a liberação e doação de alevinos, o que irá incentivar ainda mais a criação do pescado e ajudar no sustento dos povos indígenas.


Assecom Tarauacá

Nenhum comentário:

Postar um comentário