quinta-feira, 9 de abril de 2015

TARAUACÁ INVESTE NA PRODUÇÃO DE BANANA

Agricultor familiar colhe 80 cachos de banana por semana em Tarauacá (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Desde as primeiras horas da manhã, é frenético no porto de Tarauacá o movimento de barcos chegando com a produção agrícola das comunidades onde vivem os agricultores familiares. Entre os muitos itens trazidos pelos produtores para a comercialização a qualidade da banana chama atenção.

É o caso da produção do agricultor Francisco Silva. Morador da região de Aratí no Baixo Tarauacá, é do plantio de banana que ele tira o sustento da família. Há 22 anos morando na comunidade, seu Francisco descobriu a oportunidade para conseguir aumentar a produção e consequentemente a renda da família.

Hoje, o produtor rural consegue colher 80 cachos de banana por semana. “Descobri que minha área é muito boa para o plantio da banana. Decidi investir na plantação e hoje estou muito satisfeito com os resultados”, afirma o agricultor.

Organização e qualidade

Cooperativa comercializou no ano passado 150 toneladas de banana em Tarauacá (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Assim como Francisco Silva, outros 39 produtores fazem parte de uma cooperativa que em 2014 comercializou 150 toneladas de banana.

Carlinhos Félix, presidente da cooperativa, afirma que o diferencial da banana produzida em Tarauacá se deve às ótimas condições de clima e solo para o cultivo da fruta.

“A gente quer fortalecer a parceria com o governo do Estado para aumentar o número de técnicos, ter acesso a financiamentos com juros mais baixos e já começar a pensar em um processo de industrialização da banana para agregar mais valor ao cultivo da fruta aqui em Tarauacá”, explica Félix.

Glenilson Figueiredo, secretário de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar, garantiu que o governo vai intensificar o apoio ao plantio de banana no município. “O potencial da banana aqui é enorme. A qualidade, tanto em sabor como em tamanho dos frutos, faz com que a banana dessa região tenha ainda mais mercado”, afirma.

Fonte de informação:http://www.agencia.ac.gov.br/noticias/acre/comunidade-de-tarauaca-investe-na-producao-de-banana

Nenhum comentário:

Postar um comentário