segunda-feira, 4 de maio de 2015

SECRETARIA DE SAÚDE REALIZOU DIA “D” DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE


A Secretaria Municipal da Saúde realizou no último sábado, 02, em todas as Unidades Básicas de Saúde, o Dia “D” da campanha de vacinação contra a gripe. O Dia “D” tem como objetivo reforçar a importância da vacinação para o público prioritário no Sistema Único de Saúde (SUS). Durante as ações das vacinações estiveram presentes o prefeito e médico Rodrigo Damasceno, o secretário municipal de saúde, Carlos Tadeu, enfermeiros, técnicos, além das diretoras das UBS’s.

No encontro o prefeito e médico Rodrigo Damasceno comentou sobre a importância da campanha da vacinação e também sobre os índices de mortalidade infantil em Tarauacá. Ao longo de todo o dia, várias pessoas estiveram recebendo gratuitamente a vacinação. A vacina estará disponível em todos os postos de saúde a partir desta segunda-feira, 04 e se estenderá até o dia 21 de maio, podendo ser vacinadas pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, mulher no período pós-parto até 45 dias, crianças de 6 meses e menores de 5 anos e portadores de doenças crônicas.


A campanha de vacinação é realizada no período que antecede o verão porque a criação de anticorpos ocorre entre duas e três semanas após a aplicação da dose. O período de maior circulação da gripe é de final de maio a agosto.



A gripe é uma doença contagiosa causada pelo vírus influenza. Entre os sintomas da gripe estão: febre alta, tosse e fadiga extrema. O Dia “D” marcou a grande mobilização nacional contra o vírus da influenza que tem como objetivo  proteger a população  contra os seguintes subtipos de influenza A (H1N1) ou gripe suína, A (H3N2) e B.

Assecom Tarauacá

Nenhum comentário:

Postar um comentário