quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

UNIDADE DE SAÚDE FLUVIAL REALIZA MAIS DE MIL PROCEDIMENTOS NAS COMUNIDADES DO ALTO RIO TARAUACÁ


JÁ FORAM REALIZADOS 3 PONTOS DE ATENDIMENTOS DE SAÚDE E CIDADANIA ITINERANTE


Durante três dias uma equipe de 30 profissionais da Secretaria de Saúde do Município de Tarauacá, levou serviços de cidadania e saúde, desta vez, as três primeiras comunidades beneficiadas foram: Tamandaré, Sumaré e União, localizadas no alto rio Tarauacá.


Na comunidade Tamandaré, divisa com o município de Jordão, o trabalho foi coordenado pessoalmente pelo o médico e prefeito de Tarauacá, Rodrigo Damasceno, acompanhado do vice Chagas Batista, do secretário municipal de saúde, Carlos Tadeu, do prefeito de Jordão, Élson Farias, deputado estadual, Jenilson Leite, ex deputado estadual, Edvaldo Magalhães, vereador de Tarauacá, Manoel Monteiro e os vereadores de Jordão. Em apenas três dias foram feitos mais de 1000 procedimentos.


A equipe composta de médicos, enfermeiros e pessoal de apoio faz consultas médicas, odontologia, com restauração e implantação de prótese dentária, consultas de enfermagem, exames preventivos, vacinas em geral, testagens rápidas em HIV, Sífilis, Hepatite B e C, curativos, orientações á saúde, entrega de medicamentos, acompanhamento do bolsa família, orientações educacionais, emissão de carteira de alistamento, entre outros. Uma inovação garantida na atual administração municipal está sendo na área de odontologia através da restauração e entrega de próteses dentárias aos pacientes, que em outras administrações só dispunham do serviço de extração.


A Unidade Móvel Fluvial de Saúde, Pe. Humbert Grossheim realiza atendimentos, conforme o cronograma do programa “A Prefeitura na Comunidade” que recebe o apoio do governo do Estado, com o objetivo de chegar aos locais de difícil acesso.


Durante a viagem que se prolongará até o próximo dia 27 de janeiro, a equipe multidisciplinar de saúde levantará informações sobre a situação de saúde das comunidades. Estes dados servirão como base para a definição de novas estratégias, visando à melhoria do atendimento, a estas populações.


Segundo o prefeito e médico Rodrigo Damasceno a cada atendimento é como se fosse uma festa nas comunidades atendidas. A população recebe a equipe com carinho e entusiasmo. Eles sabem a diferença que faz o atendimento recebido na porta de casa sem ter que se deslocar até a sede do município para fazer uma consulta médica ou outro tipo de atendimento em saúde, porque têm a certeza de que o atendimento vai chegar.




“Este é um trabalho que nós fazemos com amor. Além do atendimento, o vínculo proporciona a equipe uma grande amizade e aproximação com a população atendida. Agregado ao atendimento de saúde, as pessoas confiam tanto na nossa equipe que elas nos vêem não só como equipe de saúde, mas também fazem desabafos, dialogam sobre as demandas das comunidades”, explica Rodrigo Damasceno.



O vereador Manoel Monteiro participou do atendimento na Comunidade Tamandaré e disse que sempre defendeu na Câmara mais ações para Saúde Pública, elogiou a iniciativa e parabenizou a prefeitura pelos bons resultados.


O secretário Carlos Tadeu em discurso disse o prefeito é um guardião do interesse público e por isso chamou o governo à parceria, num projeto que tem o potencial para promover saúde no setor ribeirinho com a mesma qualidade prestada na zona urbana. 

“O prefeito teve a preocupação de garantir que o barco funcionasse com qualidade, por isso o trabalho é para melhorar o atendimento prestado na zona ribeirinha. Estamos preparados para ocorrências extras, com médicos qualificados para casos complexos”, explicou.





Assecom Tarauacá

Nenhum comentário:

Postar um comentário