segunda-feira, 19 de maio de 2014

PREFEITO RODRIGO DAMASCENO E VICE-PREFEITO CHAGAS BATISTA VISITAM ÁREAS RISCO NO BAIRRO LUIZ MADEIRO


Na manhã desta segunda-feira, 19, o Prefeito Rodrigo Damasceno, o vice-prefeito Chagas Batista, o Secretário de Promoção Social Antônio da Silva Araújo e da Coordenadora de Defesa Civil Raimunda Augusto fizeram visita às áreas de risco do município localizadas no Bairro Luiz Madeiro, onde o desbarrancamento volta a atingir lares situados às proximidades do Rio Tarauacá.


Devido às contingências, algumas famílias já começam a deixar suas casas e serem alojadas em outros endereços, através do Aluguel Social, gerenciado pela Prefeitura de Tarauacá por meio da Secretaria de Promoção Social, coordenado pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil.


A Prefeitura de Tarauacá, por meio da Secretaria de Obras viabilizou que os funcionários da referida secretaria executem os serviços de desmanche das casas de madeira que estão situadas nas imediações do Bairro.


O Prefeito Rodrigo Damasceno visitou cada residência em risco de desmoronamento e conversou com os moradores a fim de verificar qual o grau de necessidade de cada pai, mãe de família e idoso.

“Estamos acompanhando de perto essa situação em que enfrentam esses pais, mães de família e idosos que em sua maioria são pessoas necessitadas do olhar humano e social por parte do Poder Público e estamos disponibilizando nossas equipes para que estejam acompanhando de perto e dando o suporte necessário para que todas as famílias atingidas pelo desbarrancamento tenham onde serem alojadas de maneira satisfatória sempre verificando o grau de necessidade de morador.”


O Prefeito ressaltou ainda a preocupação com os idosos nas áreas de risco: “A grande maioria das residências possui pessoas idosas e isso nos preocupa no que diz respeito a alojamento em outros endereços e devemos tomar como caráter de urgência para que não sejam ainda mais afetados por este contingente natural, e isso merece toda a atenção possível”.


A Coordenadora Municipal de Defesa Civil Raimunda Augusto relatou casos especiais em que se pode ter noção do tamanho do transtorno para cada morador em ter que deixar suas casas: “Alguns moradores possuem terrenos situados em outras ruas nas imediações do bairro e isto facilita para que os trabalhadores da Secretaria Municipal de Obras possam efetivar o desmanche das casas e o transporte da madeira para que as casas sejam reconstruídas nos terrenos de cada morador. Tivemos um caso especial de uma senhora de 84 anos onde pudemos observar o cuidado que devemos ter quando tratamos de assuntos dessa natureza, pois a senhora se recusava de todas as formas de deixar sua residência, daí se desdobrou toda uma conversa para que ela fosse convencida a deixar sua casa e ir para o aluguel social até que sejam preparados os terrenos que a prefeitura desapropriou para que ela e os demais moradores que não possuem terrenos possam ter suas casa novamente”.




Dona Maria Jacira, mãe de 5 filhos, vítima do desbarrancamento do rio, foi surpreendida com a visita do vice-prefeito, Chagas Batista e da Assistente Social, Elissandra que veio fazer o cadastro para a remoção da família e o ingresso no aluguel social, oferecido pela a Prefeitura de Tarauacá, através da Secretaria de Promoção Social. A moradora agradeceu a gentileza e a atenção dada pela os gestores municipais. 


Ao final desta manhã, o Prefeito visitou ainda a Cerâmica Municipal para acompanhar os trabalhos de fabricação dos tijolos para a recuperação de ruas e demais obras no município.


Assecom Tarauacá

Nenhum comentário:

Postar um comentário