quinta-feira, 8 de maio de 2014

COMUNIDADES RIBERINHAS BELO HORIZONTE E PERSEVERANÇA FORAM CONTEMPLADAS COM OS SERVIÇOS DE SAÚDE E CIDADANIA DA UNIDADE MÓVEL DA PREFEITURA DE TARAUACÁ


COMUNIDADE BELO HORIZONTE


Com o objetivo de levar serviços de saúde, ações sociais e cidadania aos ribeirinhos do Baixo Rio Tarauacá, a Prefeitura de Tarauacá, através da Unidade Móvel de Saúde contemplou na última terça-feira, 06 a comunidade Belo Horizonte e Arati de Cima.


A Secretaria de Saúde levou diversos serviços importantes como vacinação, teste de glicemia, aferição de pressão, PCCU, planejamento familiar, pré-natal, além de serviços ligados à saúde da mulher e principalmente atendimento odontológico: a unidade móvel da SEMSA estava presente também com dentista e auxiliares, e vários outros serviços agregados à cidadania, como a emissão de carteira de identidade e cortes de cabelo.


“Estamos fazendo isso em todas as comunidades ribeirinhas com a mesma qualidade, para garantir que as comunidades tenham acesso aos serviços de saúde e cidadania”, lembrou o prefeito e médico Rodrigo Damasceno.

                         

O prefeito Rodrigo Damasceno chegou na comunidade Belo Horizonte, por volta, das 11h onde foi recebido com muito carinho e abraços pelo os moradores, em seguida, o chefe do executivo municipal dialogou com toda a comunidade e adjacências presentes na ação, e enfatizou  mais uma vez, que a ação faz a Prefeitura chegar até as comunidades mais distantes, já que muitas vezes as pessoas não têm como se deslocar até a cidade em busca de atendimento. Ele tem razão. A ação beneficiou centenas de pessoas da região.



Segue abaixo o relatório oficial de procedimentos realizados na comunidade Belo Horizonte

AÇÃO DE SAÚDE  NA COMUNIDADE BELO HORIZONTE

ORDEM
PROCEDIMENTO
QUANTIDADE                       
      1.        
CONSULTA MÉDICA
100
      2.        
EXODONTIA
38
      3.        
RESTAURAÇÃO DENTARIA
32
      4.        
PROFILAXIA DENTARIA
54
      5.        
APLICAÇÃO DE FLUOR
60
      6.        
VACINAÇÃO EM DOSES
100
      7.        
AFERIÇÃO DE PA
77
      8.        
CARTEIRA DE IDENTIDADE
32
      9.        
CORTE DE CABELO
40
     10.    
PCCU
17
     11.    
PRÉ NATAL
08
     12.    
PLANEJAMENTO FAMILIAR
75
     13.    
PROTESE DENTARIA
12
    14.    
CURATIVO
07
     15.    
DISTRIBUIÇÃO DE HIPOCLORITO
320
     16.    
BOLSA FAMILIA
33

COMUNIDADE PERSEVERANÇA


Já na quarta-feira, 07 a Unidade Móvel de Saúde beneficiou as comunidades do Perseverança, Acaraú. Ilha da Fé e Quixadá. Na oportunidade o prefeito e médico Rodrigo Damasceno fez questão de estar presente, acompanhado do vereador, José Sidenir e Marlindo Pinheiro, além do secretário de saúde, Carlos Tadeu, ouvindo os moradores e realizando diversas consultas médicas.


Os atendimentos tiveram inicio ás 08 horas da manhã com o encerramento às 17 horas, onde os produtores e moradores tiveram os seguintes atendimentos:


Consultas médicas, com três profissionais realizando o atendimento, Odontologia,com restauração e implantação de prótese dentária, consultas de enfermagem, exames preventivos, Vacinas em geral, testagens rápidas em HIV, Sífilis, Hepatite B e C, curativos, orientações á saúde,entrega de medicamentos, acompanhamento do bolsa família, orientações educacionais, emissão de carteira de identidade e título de eleitor, entre outros.


As lideranças comunitárias fizeram questão de agradecer ao prefeito Rodrigo Damasceno por levar serviço público tão importante como o atendimento em saúde. “Muita gente não tinha condições de sair daqui e ir para a cidade, que fica longe. Então, os moradores estavam ansiosos por esta ação de saúde e cidadania, quero agradecer, em nome de toda a comunidade, o prefeito Rodrigo, os vereadores Marlindo Pinheiro e Sidenir, presentes aqui na ação, por ter trago esse atendimento aqui para nós todos”, disse a Srª Antônia, presidente da Associação de Produtores Rurais do Perseverança.


“Nosso trabalho é levar serviços de saúde até as comunidades mais distantes e também facilitar o acesso do pacientes na rede pública, buscando resolutividade para os problemas de saúde em nosso município. Não importam as dificuldades que tenhamos que enfrentar para chegar até essas populações”, explicou o secretário de saúde, Carlos Tadeu.


“Só em ver e presenciar de perto a satisfação das crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos nessas ações, me deixam feliz e contente, pois somos sabedores das dificuldades dessas pessoas se dirigirem até a cidade para procurar atendimentos em diversas áreas”, disse o vereador Marlindo Pinheiro.


O líder do governo na câmara municipal, José Sidenir também participou da ação itinerante de saúde na comunidade Perseverança. “É uma maneira de estarmos junto às comunidades levando ações básicas de saúde, educação e cidadania”, reforçou Sidenir.


Nesta quinta-feira, 08 a equipe da Unidade Móvel de Saúde, composta por 30 profissionais está realizando atendimentos na comunidade Taboca, com previsão de mais de 300 procedimentos, abrangendo também os moradores da Gurgueia.


Assecom Tarauacá

Nenhum comentário:

Postar um comentário