sexta-feira, 9 de maio de 2014

EDUCAÇÃO: Tarauacá é contemplada com Escolas Pólo para atender Zona Rural


A prefeitura Municipal de Tarauacá anunciou na manhã desta quinta-feira, 08, a construção de 04 escolas pólo para atender as comunidades do Mamoré, Gregório e Boto na BR-364, e ainda, a comunidade do Seringal Capela, Rio Murú, todas da zona rural.

Os investimentos somam mais de 4 milhões de reais e são recursos do Governo Federal, MEC - Ministério da Educação e Cultura através do PAR – Plano de Ações Articuladas executadas pela Secretaria Municipal de Planejamento do município.

(Prefeito Rodrigo Damasceno)

"Essas escolas irão melhorar a qualidade de ensino na zona rural. As Escolas Pólo contêm 06 salas e oferecem toda infra-estrutura escolar adequada para o ensino. Iremos vencer uma barreira que existe hoje em todas as nossas escolas da zona rural que é a sala multiseriada, onde os alunos do 1º ao 5º ano estudam todos juntos e na Escola Pólo cada turma terá sua sala. É dessa forma, olhando para os que mais precisam, olhando pra ponta do sistema é que a gente acredita que irá melhorar de fato a educação básica do nosso município", enfatizou o Prefeito Rodrigo Damasceno.

MODELO DAS ESCOLAS
                     

                     

                     

                    

(Secretário Municipal de Educação - Francisco Souza)

"Nós vamos ter a mesma qualidade de ensino na zona rural como temos na zona urbana. Além de podermos trabalhar melhor nós iremos ter uma equipe de gestão nas escolas pólo. Dessa forma, iremos investir num transporte de qualidade para cerca de 300 alunos, diferente das escolas que têm um número muito inferior de alunos e a condição financeira pra cuidar dessas escolas ficam bem reduzidas", destacou o Secretário Municipal de Educação Francisco Souza.

O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) condicionou o apoio técnico e financeiro do Ministério da Educação à assinatura, pelos estados, Distrito Federal e municípios, do plano de metas Compromisso Todos pela Educação. Depois da adesão ao Compromisso, os entes federativos devem elaborar o Plano de Ações Articuladas (PAR). Todos os 5.563 municípios, os 26 estados e o Distrito Federal aderiram ao Compromisso.

O PAR é o planejamento multidimensional da política de educação que os municípios, os estados e o DF devem fazer para um período de quatro anos. O PAR é coordenado pela secretaria municipal/estadual de educação, mas deve ser elaborado com a participação de gestores, de professores e da comunidade local.

Para saber mais clique AQUI


Assessoria - SEME

Nenhum comentário:

Postar um comentário