segunda-feira, 7 de julho de 2014

PREFEITURA DE TARAUACÁ INAUGURA UNIDADE DE SAÚDE NO IPEPACONHA

A segunda UBS inaugurada pelo prefeito Rodrigo Damasceno, neste ano, foi a do Ipepaconha


O prefeito Rodrigo Damasceno, acompanhado do vice Chagas Batista foram até o bairro Ipepaconha na manhã deste sábado, 05, para inaugurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) 24 de Abril que teve um investimento de R$ 200 mil, fruto de uma emenda parlamentar do Deputado Federal Gladson Cameli. A UBS nomeada pelo o Aniversário da cidade é a segunda inaugurada na atual gestão, oferecendo mais conforto aos pacientes e funcionários, além de acessibilidade às pessoas que mais precisam.


Da solenidade de inauguração da Unidade Básica de Saúde do Ipepaconha participaram o secretária de saúde, Carlos Tadeu, os vereadores Narço Kaxinawá e João Moreira, a diretora da Unidade 24 de Abril, Camilla Figueiredo, além do presidente da associação dos moradores do Ipepaconha, Lúcio.


A primeira UBS inaugurada pelo prefeito Rodrigo Damasceno este ano, foi a do bairro da Praia, Francisca da Costa Cabral “Doquita”. Depois vieram a construção do 24 de Abril, no bairro Ipepaconha que está sendo inaugurada neste momento, e também a do José Leôncio, no Copacabana que será entregue à população no próximo final de semana. “Estamos cada vez mais perto da comunidade”, afirmou o prefeito Rodrigo Damasceno.


A UBS 24 de Abril está pronta para atender comunidades dos bairros Ipepaconha, Cohab, parte do bairro Novo e está com a equipe de profissionais pronta para atender os moradores. Tem médico, enfermeiro, dentista, além de agentes comunitários de saúde.


O secretário Carlos Tadeu fez questão de salientar que a nova unidade de saúde irá fazer uma grande diferença na vida de todos os moradores. “O sonho de uma unidade de saúde aqui no Ipepaconha está concretizado. Temos o sentimento de dever cumprido”, salientou.


Além da unidade de saúde, a prefeitura de Tarauacá está com um o inicio da obra para a construçã da Escola Municipal Almirante Barrosos que irá beneficiar as mães da comunidade, que agora terão onde oferecer o ensino de qualidade e com mais conforto para seus filhos.


Segundo o prefeito Rodrigo Damasceno, a nova unidade faz parte do plano de recuperação e avanços dos equipamentos da rede municipal de saúde, que está sendo implantado desde 2013. “Tarauacá contava com unidades básicas de saúde, sem as mínimas condições de trabalho. Hoje, a população tem à disposição em diferentes pontos da cidade 06 unidades equipadas, e 02 em fase de reforma e ampliação, que atuam não só no atendimento, mas na prevenção, e têm o papel de promover saúde pública”.


Os moradores também destacaram as satisfações da nova instalação da Unidade de Saúde, a exemplo da Aposentada Maria Farias, conhecida como Pastora, 73 anos, residente há mais de 40 anos no Ipepaconha. “Agora está muito melhor, mais ampla e com equipamentos todos novinhos, bem perto de casa”, disse Maria.


“Estou muito feliz de poder estar aqui e celebrar este dia tão importante para a comunidade do Ipepaconha. Acreditamos que até o final do ano, todos os 8 postos de saúde de Tarauacá terão um novo modelo de atendimento e gestão, com um novo serviços de atendimento e acompanhamento na casa dos moradores dos bairros”, afirmou o vice-prefeito, Chagas Batista.


O presidente do bairro, Lúcio destacou apesar de a comunidade ter humildade, a prefeitura de Tarauacá vem dando uma atenção especial aos moradores. “Estamos muito satisfeitos aqui com essa unidade de saúde porque não temos dúvida que vai ser uma referência para toda a nossa região”, disse.

                             

O vereador Narço Kaxinawá, enfatizou que a unidade de saúde vai resolver um dos grandes problemas da comunidade, que é o atendimento à saúde. “Nas visitas que fazemos aqui, as pessoas sempre nos reclamavam da distância que era para receber atendimento, mas agora esse sofrimento acabou”, frisou.


O prefeito Rodrigo Damasceno destacou os investimentos que a Prefeitura está realizando no Ipepaconha. Além da UBS, inaugurada, e da Escola Almirante Barroso, que em breve começara a construção, a Secretaria Municipal de Obras também realiza todo o remanejamento das famílias, para o novo bairro que está surgindo no bairro Ipepaconha.


Durante a programação, que esteve presente foi o programa “A Prefeitura na Comunidade” implantado pela a atual administração, levando mais cidadania e lazer aos moradores do Ipepaconha com torneio de futebol, cortes de cabelos, palestras educativas, dentre outros. A realização dos serviços oferecidos foi organizado pela a Secretaria de Promoção Social e Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo.


                             








Assecom Tarauacá

Nenhum comentário:

Postar um comentário