sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

PROGRAMA-PILOTO DE COMBATE AO TABAGISMO É IMPLANTADO EM TARAUACÁ


A Prefeitura de Tarauacá, através da Secretaria Municipal de Saúde implantou um programa-piloto que atende aos pacientes de abrangência da Unidade de Saúde 24 de Abril, do bairro Ipepaconha. O programa funciona de acordo com as orientações do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional de Câncer (INCA), ocorrendo de forma individual e em grupo, incluindo consulta para a avaliação clínica e abordagem cognitivo-comportamental do fumante, além da disponibilidade de material de apoio aos participantes e medicação quando necessária.

O objetivo principal do Programa de Cessação do Tabagismo de Tarauacá é proporcionar à população o acesso ao auxílio na cessação do tabagismo. Este trabalho se dá através da organização da estrutura da Unidade de Saúde e das atividades de abordagem intensiva e tratamento do fumante, visando à redução do número de tabagistas ativos do município. O prefeito e médico, Rodrigo Damasceno, explica que os grupos são acompanhados por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e assistente social . “Eles recebem todo apoio medicamentoso e psicológico necessário”, informa.


De acordo com o Secretário de Saúde, Carlos Tadeu os profissionais das demais Unidades de Saúde de Tarauacá já estão sendo informados e capacitados para que posteriormente seja implantado em todas as unidades. Para conscientizar fumantes e não-fumantes, a Prefeitura de Tarauacá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforça as campanhas educativas e, por isso, a administração municipal deu início ao projeto-piloto de controle ao tabagismo. “É um trabalho muito interessante”, reforça Carlos Tadeu.

Assecom Tarauacá

Nenhum comentário:

Postar um comentário