terça-feira, 10 de março de 2015

UNIDADE MÓVEL FLUVIAL DE SAÚDE REALIZA MAIS DE 2 MIL PROCEDIMENTOS NAS COMUNIDADES UNIÃO E APUAÑA


Equipe de profissionais de saúde leva serviço médico e cidadania à população que vive em locais de difícil acesso


No último fim de semana, a Unidade Móvel de Saúde Fluvial aportou na comunidade União e Apuaña, levando vários serviços médicos e cidadania à população das comunidades ribeirinha do alto rio Tarauacá. E de lá, a equipe formada por médicos, enfermeiros, odontólogos, protético e outros especialistas seguiu viagem, nesta segunda-feira, 09, rumo às comunidades América, Olinda e parte da Santa Luzia.


O barco hospitalar leva atendimento às famílias que vivem nas margens do rio Tarauacá e Murú em áreas de difícil acesso. Além de atendimento, eles levam medicamentos e estrutura de assistência social que são realizados nas comunidades. O barco é totalmente equipado com uma estrutura hospitalar para garantir o melhor serviço de atendimento à população. Durante os três dias de atendimentos nas comunidades União e Apuaña foram realizados mais de 2 mil procedimentos.


O prefeito Rodrigo Damasceno faz questão de acompanhar todos os atendimentos nas comunidades rurais, inclusive realizando consultas médicas. Ele destaca a importância de fazer com que os serviços sejam oferecidos diretamente nas comunidades, como forma de mostrar que as ações da Unidade Móvel Fluvial não beneficia os que mais precisam, somente em anos políticos, como foi comentado na partida da Unidade no ano passado.



O vice-prefeito Chagas Batista  fez questão de acompanhar bem de perto o desfecho de mais essa ação do poder público. Ele cumprimentou os moradores e disse que se trata de uma iniciativa importante, já que muitos moradores enfrentam grandes dificuldades com o deslocamento até a zona urbana.


“O programa Saúde Itinerante oferece essa possibilidade do morador ser atendido perto de sua casa. Fico feliz em poder ajudar nesse projeto da nossa administração, que não vem medindo esforços para ajudar as pessoas que moram no meio da mata, longe dos postos de saúde e dos hospitais. A meta é estender esse trabalho a outras comunidades da zona rural”, mencionou.


UMA GRANDE CONQUISTA


Considerada uma grande conquista na comunidade União com exames de ultrassonografias em várias especialidades feito pelo o deputado estadual e médico Janilson Lopes e o Dr. Marcos Parente médico radiologista. No total, 120 pacientes realizaram o exame com atendimento do médico especialista. Os exames foram feitos no consultório de Enfermagem, no 1° andar da Unidade Móvel Fluvial de Saúde.


“A importância de levar para a população de localidades como União, Paquetá, Sumaré, Atenas, Veneza e Palestina que a gente vai implantar esses serviços, é para que a população não precise se deslocar à sede, como sempre aconteceu. E então, nosso compromisso com a população da zona rural é que isso mude e que cheguem especialistas e exames até a população do interior”, comentou o deputado estadual e médico, Janilson Lopes.


Segundo Marcos Parente, médico radiologista, a maioria dos atendimentos foram direcionados para gestantes, mas, outros pacientes também foram atendidos. “As gestantes eram prioridades por conta das consultas de pré-natal, mas também foram atendidas pessoas com outras necessidades, nós ofertamos ultrassonografia em abdômen total, vias urinárias, próstata, obstétrico, transvaginal, e tireóide”, comentou.


A senhora Maria Francisca, grávida de seis meses, comentou o que achou de receber esse serviço na própria comunidade. “Achei ótimo demais, fui bem examinada, está tudo bem comigo e até com minha bêbê, pois descobri hoje que virá uma menina, espero que aconteça em outros momentos também”.

APOIO E SOLIDARIEDADE


Na comunidade Apuaña também foi feito a entrega de roupa arrecadadas pela a campanha Tarauacá Solidária, coordenada pelo o deputado estadual Janilson Lopes. A doação foi prioritária as famílias atingidas pela as fortes alagações ocorridas desde novembro de 2014, prejudicando drasticamente a população da zona rural.


O QUE ELES DISSERAM


O líder do governo municipal, José Sidenir participou das ações nas comunidades União e Apuaña  e disse que sempre defendeu na Câmara mais ações para Saúde pública, elogiou a iniciativa e parabenizou a prefeitura pelos bons resultados. Sidenir pediu ao prefeito que as ações fossem ininterruptas, pois o trabalho é uma demonstração da preocupação do executivo com a realização de atividades assistencial a zona rural.


O secretário de Saúde, Carlos Tadeu em discurso disse o prefeito é um guardião do interesse público e por isso chamou o governo à parceria, num projeto que tem o potencial para promover saúde no setor ribeirinho com a mesma qualidade prestada na zona urbana. “O prefeito teve a preocupação de garantir que o barco funcionasse com qualidade, por isso, o trabalho é para melhorar o atendimento prestado na zona ribeirinha. Estamos preparados para ocorrências extras, com médicos qualificados para casos complexos e material de alta qualidade”, explicou.

ATIVIDADES RECREATIVAS


CORTES DE CABELO 


PRÓTESE DENTÁRIA


NEBULIZAÇÃO


Assecom Tarauacá

Nenhum comentário:

Postar um comentário