segunda-feira, 13 de julho de 2015

EQUIPE DA SAÚDE DA PREFEITURA DE TARAUACÁ, EM PARCERIA, COM O PROGRAMA NACIONAL DE DOCUMENTAÇÃO REALIZAM MAIS DE 2 MIL PROCEDIMENTOS NO ALTO E BAIXO RIO GREGÓRIO


Em viagem que durou 10 dias, profissionais de saúde chegaram a comunidades isoladas.


Nesta missão, a equipe não pôde se deslocar no barco equipado com gabinetes médico e odontológico, recém adquirido pela Prefeitura de Tarauacá, especialmente para esse trabalho. Devido ao baixo volume de água no baixo e alto Rio Gregório, os profissionais seguiram em pequenas embarcações. Médico, dentista, enfermeiro, técnico em enfermagem, vacinadores, emissão de certidão de nascimento, RG, CPF, além da carteira de trabalho e cortes de cabelo, estiveram durante 10 dias percorrendo as comunidades Aves, Foz do Tauarí, Nova Esperança, Sete Estrelas, Amparo e finalizou no último domingo, 12, na comunidade São Paulo.



Foram realizados 2.211 procedimentos incluindo a área médica, odontológica, vacinas e emissão de documentos. Os atendimentos são realizados em locais improvisados como escolas e associações.



A ação de saúde e cidadania itinerante foi implantada em Tarauacá no início da atual administração Governo de um Novo Tempo e tem por objetivo assegurar aos ribeirinhos o direito a saúde básica e a cidadania para os que mais precisam.


O prefeito e médico Rodrigo Damasceno acompanhou os últimos atendimentos no alto rio Gregório, ouvindo as demandas das comunidades e também realizando consultas médicas.


“Nós estamos chegando a comunidades onde as famílias vivem em condições precárias. São pessoas que já estavam acostumadas com a completa ausência do poder público. Não tenho dúvidas que essa é uma das ações mais importante de uma administração pública que é proporcionar oportunidade aqueles que sempre viveram no completo esquecimento, ainda mais quando se trata de saúde. Levando ainda atendimento aos nosso indígenas que sempre foram esquecidos em administrações passadas”, comenta o prefeito, Rodrigo Damasceno.



A equipe de saúde atuante já se prepara para uma nova missão de atendimento as famílias do Rio Acuraua. “Esse tipo de serviço que estamos oferecendo é muito importante. Disponibilizamos a mesma estrutura que tem em qualquer unidade de saúde da família. Aproveitamos também para fazer um trabalho de orientação agindo preventivamente e graças a Deus vem surtido efeito”, diz o secretário municipal de saúde, Carlos Tadeu.



CONFIRA A FALA DO PREFEITO RODRIGO DAMASCENO







O presidente da Associação de Moradores da Comunidade São Paulo, José da Cruz agradece os serviços oferecidos pela a Prefeitura de Tarauacá e ressalta "Este momento é único, pois nunca recebemos estes serviços em nossa comunidade".




Assecom Tarauacá

Nenhum comentário:

Postar um comentário